Crismados devem continuar a procurar o verdadeiro lugar de Deus nas suas vidas

Foto: Duarte Gomes

O bispo do Funchal prosseguiu este domingo, dia 26 de julho, com visitas a duas comunidades paroquiais com o propósito de confirmar na fé vários jovens. Assim, na parte da manhã, D. Nuno Brás esteve na paróquia da Serra de Água, onde confirmou 12 crismandos, e à tarde na paróquia do Porto da Cruz, onde crismou 14 jovens.

Em ambas as paróquias o prelado centrou a sua homilia nas leituras do dia, em particular no Evangelho e na necessidade de encontrarmos o lugar de Deus nas nossas vidas.

“A questão já não é se Deus existe ou não existe, mas qual é o verdadeiro lugar de Deus na nossa vida”, disse o prelado aos jovens de ambas as paróquias para lhes lembrar depois que o Evangelho, que acabaram de escutar, falava exatamente disso. Dessa procura pelo lugar de Deus na vida de cada um, Ele que é “o princípio organizador de tudo o que vivemos e de tudo o que somos”, o ‘tesouro escondido no campo’.

“Aquele que encontra verdadeiramente Deus, esse, vive tudo a partir de Deus e isso faz toda a diferença”, garantiu D. Nuno Brrás que sublinhou a importância dos crismandos, como cristãos, não se limitarem a “vir à Missa ao domingo e acharem que isso chega, porque não chega”. De resto, frisou “ser cristão é tirar consequências desta companhia que Deus se oferece para fazer na nossa vida”.

É por isso, explicou, que os crismados têm de se “deixar encontrar todos os dias por este Deus que apaixona, que entusiasma, que nos faz felizes, porque tudo ganha sentido na nossa vida”. E isso só se consegue com esforço diário e com a ajuda do Espírito Santo, que os crismados recebem, tal como receberam os apóstolos e que os capacita para viverem sempre com Deus e perceber o tesouro que isso é.

Em ambas as comunidades paroquiais os respetivos párocos, Pe. Isildo Gomes da Silva e Pe. João de Freitas Mendonça, deram conta da alegria das comunidades por receber o bispo diocesano, agradecendo a sua disponibilidade para crismar estes jovens, num tempo que é particularmente especial, devido à pandemia.

No Porto da Cruz, o Pe. Mendonça deu ainda conta da visita que o Cónego António Damasceno, natural daquela freguesia, efetuou à paróquia no passado sábado, dia 25 de julho. Uma visita que resultou na entrega de um presente à paróquia, concretamente duas composições da sua autoria: um hino a Nossa Senhora de Guadalupe, que segundo o Pe. Mendonça será interpretado no Dia padroeira a 15 de agosto próximo, e uma marcha para a banda.