Bispo pede a crismados que sejam como o Bom Pastor que dá a vida por uma das suas ovelhas

Foto: Duarte Gomes

O bispo do Funchal voltou a visitar duas paróquias da diocese, nomeadamente a paróquia de Boaventura e a de São Martinho com o propósito de ministrar o Sacramento da Confirmação. 

Na paróquia do norte da ilha, o grupo era constituído por 16 crismandos, alguns vindos das vizinhas paróquias de Ponta Delgada e da Fajã do Penedo. 

Nesta celebração, que teve lugar no sábado dia 20, em que o Jornal da Madeira marcou presença, o prelado aproveitou para desafiar os jovens a seguirem Jesus, o Bom Pastor. Aquele que não abandona nenhuma das suas ovelhas, ao contrário do mercenário, e que é capaz de morrer por uma delas.

Importante também, vincou D. Nuno Brás é que Deus conhece cada uma das suas ovelhas. O mesmo é dizer que Ele nos conhece a todos e a cada um de nós, sabe da nossa vida, do que fazemos. Mesmo assim, nunca nos vira as costas e está pronto para nos salvar.

Resta saber, e foi isso que o prelado perguntou de seguida, se nós conhecemos o nosso pastor tão bem como Ele nos conhece a nós. É que, lembrou, “conhecer alguém é crescer na amizade com essa pessoa, é progredir todos os dias no seu conhecimento e a cada dia que passa conhecer melhor a pessoa, neste caso Jesus Cristo”. 

De resto, “Jesus Cristo deixa-se conhecer, deita mão de todas as oportunidades para se fazer conhecer” e até está atento “às ovelhas que não são daquele redil, mas que Ele precisa reunir”. Ou seja, “Ele anda à tua procura, mesmo que tenhas feito algum disparate”. Por isso, disse, “depois deste Evangelho, nós não podemos senão “agradecer ao Senhor o facto de ser o nosso Pastor e de lhe pedir que nos dê a graça de o conhecermos cada vez melhor, de sermos cada vez mais o seu rebanho”.

Quando tomamos isto a sério vincou o bispo diocesano, “progredimos no próprio conhecimento do Senhor conhecemo-lo cada vez mais”. Por isso, num momento de silêncio, D. Nuno Brás pediu aos crismandos, mas também à restante assembleia, que “o Senhor nos ajude a conhece-lo cada vez mais, a viver cada vez mais com Ele, a procurarmos ser, a cada dia que passa, mais ovelhas do seu rebanho”, sem receio de o escutar e de lhe dizer “sim”, se por acaso Ele nos chama para a vida sacerdotal ou religiosa, como se pedia também neste dia de Oração pelas Vocações.

Fotos: Crismas na Boaventura

Já na Paróquia de São Martinho foram 26 os jovens e adultos que viram a sua fé ser confirmada pelo bispo do Funchal, e a quem o bispo do Funchal deixou mais ou menos a mesma mensagem: temos de reconhecer em Jesus o Bom Pastor, aquele que nos conhece como somos e nos aceita como tal e a cujo rebanho queremos pertencer, para com ele alcançar a vida eterna.

Em ambas as paróquias, os respetivos párocos, Pe. Duarte Gomes e Cónego Manuel Martins, agradeceram a presença de D. Nuno Brás nestas cerimónias, bem como a todos os que as tornaram possíveis.

Fotos: Crismas em São Martinho