Vamos mesmo falar sobre isto?

D.R.

Uma conversa de gente viva.

Ai, esta vida!

Esta semana, na aula de Sociologia da minha filha mais velha, a Professora perguntou à turma quem era a favor e quem era contra o aborto.

De uma turma com cerca de 30 alunos, apenas duas pessoas responderam que eram contra: a minha filha e uma colega.

Aproveito para deixar aqui também uma outra estatística. A Professora também perguntou quem é que preferia casar primeiro e se “juntar” depois ou, ao contrário, “juntar-se” primeiro e casar depois.

A resposta a esta pergunta teve a mesma configuração da primeira: apenas a minha filha e uma colega queriam casar primeiro. E, um dado muito relevante desta resposta é que apenas quatro alunos querem casar. E, três dos quais são raparigas.

Dito isto, volto ao tema principal.

Gostaria de ter estado nesta sala de aula e ter tido a oportunidade de responder também.

Aos colegas (raparigas) que se indignaram com a minha filha, a minha reposta seria mais ou menos assim:

A vida é objetivamente valiosa. Não há vidas que valem mais a pena que outras.

Olha-se sempre para o aborto na perspetiva da mãe. Mas nunca da do pai e, muito menos da criança que está para nascer.

Uma criança gerada num contexto controverso, tem tanto direito à vida como uma gerada num contexto familiar de amor e respeito.

Eu sou filha de pais divorciados (e nunca gostei, não obstante os esforços para atenuar a realidade). Na linha de pensamento dos que são a favor do aborto, por exemplo, eu nunca deveria ter nascido, porque a relação dos meus pais viria a deteriorar-se e, tivesse eu nascido já mais para o fim da mesma, era uma filha escusada. 

No futuro, uma criança que nasceu num contexto de muita felicidade pode vir a ter uma doença muito grave. Propõe-se então a eutanásia, correto? Deveria a mãe ter abortado se soubesse que 15 anos mais tarde aquele bebé seria um jovem à beira da morte?

A vida é objetivamente valiosa. Muitos deram as suas vidas para outros poderem viver. O valor da vida já foi óbvio. E era tomado como criminoso quem dissesse o contrário.

Hoje, muitos empregam as suas vidas para que outros possam morrer. 

Que mundo estranho este!

Abigail Vilanova