Santa Isabel motiva festa na igreja do Sagrado Coração de Jesus

Foto: Silvio Mendes

No edifício da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, que se erguia na Avenida Zarco, existia a capela de Santa Isabel, construída no princípio do século dezoito e que foi desmanchada em 1937, quando da adaptação do edifício para sede da Junta Geral.

O espólio foi colocado na igreja do Sagrado Coração de Jesus, benzida pelo bispo do Funchal em 1958.

Foi em março de 1958 que se realizou a cerimónia do lançamento da primeira pedra daquele templo. A constituição da paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi determinada pelo decreto do Bispo do Funchal D. David de Sousa, com data de 4 de outubro desse ano.

O culto naquela igreja teve início a 26 de julho de 1964. É conhecida por Boa Nova por ser o nome da estrada onde se situa a igreja.

Desde então no início de julho, naquela igreja celebra-se a festa de Santa Isabel. Neste ano será no sábado 4 de julho iniciando-se a missa pelas 19 horas, havendo a bênção das rosas.

Isabel de Aragão, mais conhecida como a Rainha Santa é celebrada a 4 de julho.

A sua família, descendente de cátaros, autorizou o casamento por procuração com o rei  D. Dinis, quando tinha apenas 11 anos de idade. Depois de Rainha, foi viver para Coimbra, em 1282, onde viria a protagonizar o célebre milagre das rosas.

Refere a lenda, que D. Isabel saiu do palácio numa manhã de Inverno para distribuir pães aos pobres. Quando o marido lhe perguntou  o que levava no regaço, a rainha terá exclamado: “São rosas, Senhor! São rosas!”. E D. Dinis perguntou admirado: “rosas, em Janeiro?”.

Quando a rainha mostrou-lhe o que levava no vestido nele havia apenas rosas, e nenhum sinal dos pães.

Apesar de nunca ter tomado os votos de clarissa, a “Rainha dos Pobres” viveu muito ligada a esta ordem religiosa, que habitava o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e escolheu ser sepultada no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, algo verdadeiramente inédito numa época em que reis e rainhas eram sepultados juntos.

Entretanto na igreja do Sagrado Coração de Jesus no domingo 5 de julho às 12 horas será celebrada a missa que assinala a solenidade do Santíssimo Sacramento.