Missa recorda Padre Bernardino Andrade

D.R.

Assinalando o 30.º dia do falecimento do Padre Bernardino Andrade será celebrada a Eucaristia no «Cantinho do Bom Pastor» situado na Bica da Cana, no Paul da Serra, benzido e inaugurado em 12 de setembro de 2020.

Principiará às 15 horas do domingo 18 de fevereiro e também será descerrada uma placa homenageando aquele sacerdote natural da Ponta do Sol, impulsionador daquele espaço de oração inaugurado em 2015.

O Pe. António Paulo, pároco da Assomada e da Achada, presidirá às cerimónias.

O Parque de Merendas da Bica da Cana, no Paul da Serra é  também um lugar de encontro com Deus, após a inauguração do “Cantinho do Bom Pastor”.

No ano de 2015, ao completar 50 anos de sacerdócio, o Padre Bernardino recebeu de D. António Carrilho, então bispo do Funchal, uma imagem do Bom Pastor.

Na ocasião aquele sacerdote referiu que «gosto tanto daquela imagem que não a queria em confinamento na minha casa».

A Bica da Cana, no Paul da Serra é agora um parque de merendas mas, este sacerdote recorda que, na sua infância era “um lugar a que se acedia com sofrimento”; ali que se recolhia a feiteira, para os animais e para a fertilização das terras.

“Recordo que ficávamos ali alguns dias a recolher a feiteira e dormindo numas furnas que ali se encontravam e espalhando os fetos pelo chão para fazer de cama”, indica o sacerdote.

Na celebração dos 50 anos da sua ordenação em 12 de julho de 2015 na igreja paroquial de Cristo Rei, na Ponta do Sol, o Padre Bernardino Andrade, ordenado em 1965 em Quelimane, Moçambique, referiu que «nunca pensei que a vida de padre fosse tão difícil. Mas também numnca pensei que a vida de padre fosse tão fascinante, tão cheia de encantos, tão atraente e tão feliz».

Assim se recordará um sacerdote que teve sempre um grande carinho pelos pobres que, como dizia eram «os seus maiores e melhores mestres».