Equipas de Nossa Senhora na Madeira: Contagem decrescente para a celebração dos 60 anos 

D.R.

A Comemoração dos 60 anos das Equipas de Nossa Senhora na Madeira vai decorrer já no próximo dia 7 de abril, domingo, no Centro de Congresso da Madeira.

Será um grande momento de encontro, enriquecido com conferências, animação musical e Eucaristia presidida por D. Nuno Brás. 

O evento terminará com um jantar no Seminário do Jasmineiro.

Recorde-se que as Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal, nascido em França em 1938, cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob a sua proteção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium, 55). As Equipas de Nossa Senhora oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha de vida e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Na Supra-Região Portugal, o movimento existe desde 1954 e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores) e pela África Lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Em dezembro de 2022 era constituída 1478 equipas, totalizando 17306 membros, entre os quais 7973 casais, 478 viúvos, 800 Conselheiros Espirituais e 82 Acompanhantes Espirituais (não sacerdotes).

Programa:

14h30 Acolhimento
15h00 Interlúdio Musical
15h15 Sessão de abertura – Presidida por D. Nuno Brás Bispo do Funchal
15h45 Conferência 
– “A família na sociedade: realidade e desafios” – Prof. Dr. João Cesar das Neves. Professor Univ. Católica Portuguesa
16h30 Intervalo
17h00 Conferências
– “Equipas de Nossa Senhora-Vocação e Missão. Como é que as ENS podem ajudar a responder aos desafios das famílias – Fátima e António Carioca, casal responsável Nacional
– Testemunho  – Delisa e Fernando Rodrigues de Freitas- Casal Equipa Funchal 23
– “Vocação matrimonial- Como pode inspirar a missão das famílias cristãs e das ENS” – Padre Jorge Magalhães – Conselheiro Regional
18h00 Momento Musical – Vânia Fernandes
18h30 Cerimónia de encerramento
19h00 Eucaristia – Presidida por D. Nuno Brás
20h30 Jantar – Seminário do Jasmineiro (Para equipistas e párocos- Com inscrição)