São Pedro em destaque na paróquia da Lombada

Foto: Silvio Mendes

A paróquia da Lombada foi constituída em 1960 integrando sítios que pertenciam à paróquia de Santa Cruz. Tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima.

A sua sede ficou na capela de São Pedro e como tal a população tem grande devoção a este santo celebrando com entusiasmo a sua festa a 29 de junho.

Apesar das restrições, o padroeiro daquela comunidade vai ser celebrado neste ano de modo diferente sem arraial, mas mantendo a tradição.

No domingo 28 de junho, véspera da festa de São Pedro, às 20h30 irá ser celebrada a Eucaristia presidida pelo Pe. Hélder Gonçalves, pároco da Lombada.

Nesse dia era costume realizar-se uma romagem o que não irá suceder agora, no entanto a imagem de São Pedro, colocada em cima de uma barca enfeitada com flores irá visitar, de carro, a população dos sítios da paróquia, com intenção de ser visível ao máximo possível e evitando repetir passagens nas mesmas ruas.

A população irá acolher a imagem de São Pedro com colchas, fitas colocadas nas varandas e janelas, balões, altares (preferência nas cores vermelha, dourado e branca), atirando pétalas de flores à sua passagem.

O percurso será o seguinte:
-16h30 – Saída da imagem de São Pedro (Capela);
– Passagem na rua do restaurante de São Pedro;
-Passagem pelo Rosário (sobe rua da Foca);
-Desce o Manezinho;
-Sobe Rua da creche da Palmeira;
-Passagem pelo Salão;
-Vai ao Conjunto habitacional do Salão;
– Sobe o Ribeiro do Louro vai ter ao centro de oração;
– Sobe a rua da Lombada (rua ao lado do centro de oração).

Às 18 horas (hora em que se iniciava a romagem)  haverá a saída da Fonte dos Almocreves fazendo o percurso normal da romagem até chegar a capela.

Na segunda-feira 29 de junho,  dia litúrgico de São Pedro, às 18 horas principiará a missa da festa que será presidida por D. Nuno Brás.