Missas do Parto: Grupo Play and Pray já ensaia para a próxima “Missão Natal”

Foto: Duarte Gomes


Já muita gente os conhece, mas nem todos sabem a história dos Play and Pray. Sim, são esses mesmo que está a pensar: o grupo dos polos vermelhos, que onde vai leva consigo a fé, mas também muita alegria e boa disposição.

Nasceram em 2011, pela mão de quatro jovens amigos: A Rafaela, a Patrícia, a Carolina e o Kiko e hoje já passaram por muitas das paróquias da diocese e por outros locais onde se celebram Missas do Parto.

Este ano não será diferente e eles já se preparam para a Missão Natal 2023. Uma boa notícia é que ainda vai a tempo de se juntar ao kiko e à Maria João, que a dada altura deu mesmo o passo.

Kiko quando é que nasceu o grupo, com que objetivo e quem foram os fundadores?

O Grupo nasceu em 2011, com um grupo de 4 amigos – A Rafaela, a Patrícia, a Carolina e o Kiko, que se juntaram após a participação na primeira missa do parto desse ano, com o desejo de viver o Natal intensamente, dando-lhe um verdadeiro sentido. Criaram os polos vermelhos do grupo – pelos quais já somos tantas vezes conhecidos – alusivos à quadra e à festividade. E lá foram estrada fora. Inicialmente apenas participamos nas celebrações, com uma dinâmica e um tema próprio para cada ano, tendo por base o sentido de missão – e a Missão Natal foi crescendo, muitos outros se foram juntando, cantávamos fora das igrejas, e a partir do momento que começamos a animar as celebrações, nunca mais paramos! 

Vocês já são conhecidos pela ilha toda…

Sim. O grupo foi cantando por toda a ilha, procurando dar sentido ao seu Natal e aos de tantos que são contagiados pela alegria e a fé que são caraterísticas deste grupo. A Missão Natal 2023 tem como lema: ” Prepara a Tua Casa!” De referir que a Missão Natal teve muito ligada desde início à Fraternidade Missionária Verbum, através das suas Missionárias que nos foram acompanhando, e ligada ao contexto universitário que viviam os “fundadores” na altura, mas foi juntando amigos, e familiares, e hoje em dia o grupo tem pessoas de diferentes idades, paróquias, e contextos, que se juntam para viverem verdadeiramente a alegria do Natal! Contamos normalmente com o ponto alto que é a celebração na Igreja da Nazaré, onde “tudo começou”, que antigamente era conhecida pela Missa dos Universitários e que atualmente junta sempre várias pessoas que já foram fazendo parte do grupo ao longo dos anos, e que este ano será no dia 23/12.

Quantos elementos tem habitualmente? 

Este é um grupo que conta com um núcleo duro de elementos que ao longo do ano se junta para animar outras eucaristias e celebrações, contudo no Natal o grupo ganha outro dinamismo, e recebe várias pessoas novas, ou que estando o ano a trabalhar ou a estudar fora, regressam a casa para a grande Festa do Natal, e se juntam ao grupo, e tantos outros que contagiados pelo espírito se juntam, por vezes não a todas as missas, mas a todas as que conseguem vir. Normalmente, devemos rondar os 15 elementos, entre vozes e instrumentos, a alegria é ingrediente essencial nesta receita!

Quando e onde começam a ensaiar? 

Este ano começamos a ensaiar no passado dia 29 de novembro, tivemos ensaio ainda no dia 4 e vamos ter no dia 13/12. Esses ensaios têm decorrido no Colégio Missionário do Sagrado Coração, a partir das 19 horas, e são abertos a todas as pessoas que se queiram juntar. Venham daí, são todos bem-vindos!


Onde já foram cantar? 

Já perdemos a conta do registo de tantas paróquias na nossa Diocese nas quais temos sido sempre muito bem acolhidos todos os anos, de norte a sul da ilha, este e oeste, nesta Missão que faz este ano 12 anos. Procuramos todos os anos, sempre que possível, cantarmos numa paróquia onde nunca tenhamos cantado. Quem sabe, um dia, não seja possível dizermos que já passamos por todas, é um desafio! Nesta Missão, incluímos sempre uma vertente mais solidária e vamos também cantar Missas do Parto em outros locais onde é importante levarmos esta alegria, tal como aos Lares de Idosos, ao Estabelecimento Prisional do Funchal, Hospital João de Almada e outros tantos nos quais já tivemos o privilégio de cantar e levar um pouco desta nossa alegria, que tem um rosto, que tem um nome: JESUS! Este é o motivo que nos faz levantar da cama todos os dias de madrugada!


Quem e como vos podem contactar e com quanto tempo de antecedência?

Podem contactar-nos através das nossas redes sociais – facebook e instagram @pmpmissaonatal, ou através de qualquer membro do grupo, ou poderão simplesmente aparecer no nosso ensaio, e deixar-se contagiar pelo nosso espírito e alegria! Contamos com quem se quiser juntar, para viver intensamente a “Festa!”.

Maria João há quanto anos está no grupo e o que é que a levou a querer juntar-se a estes jovens?

Estou no grupo vai fazer uns 5/6 anos. Antes disso, durante muito tempo, foi recebendo do grupo aquela alegria e aquela esperança que eles transmitiam. A certa altura achei que em vez de receber estava também, na hora de dar. Foi essa a razão que me levou a tomar a decisão de querer fazer parte. 

Podemos então dizer que hoje não só recebe, mas também partilha com os outros essa esperança?

Sim é verdade. Hoje sinto que também levo aos outros, por meio das cantigas e da alegria que nós transmitimos ao cantá-las, essa esperança. E esse era, de facto, o meu primeiro objetivo, até porque o Natal é também um tempo de esperança.

Portanto, esta é uma experiência para continuar?

Sim, sem dúvida. Enquanto eu tiver forças e eles me quiserem eu vou continuar.

Mas não é fácil se levantar de madrugada ir à Missa e depois ainda enfrentar um dia de trabalho durante vários dias? Tira férias nesta altura.

Não, nesta altura não podemos tirar férias. Mas eu levanto-me cedo e venho trabalhar o dia todo, porque quando nós queremos nós podemos. Aliás, esse é o meu lema: eu quero ir, eu vou e faço o meu trabalho com a mesma vontade e a mesma força. Vou às Missas todas, as nove, não gosto de perder nenhuma, com a mesma fé, alegria e vontade.