A freguesia do Campanário voltou hoje a cumprir uma das suas mais genuínas e antigas tradições de fé e devoção. Ainda a noite ia longa, eram 4h30 da manhã, quando a população se juntou na Volta do Pico para rumar às Fontainhas (Quinta Grande), dando assim início à tradicional apanha de milhares de açucenas que irão enfeitar e perfumar a Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho.
Munidos de cestos e de tudo o que servisse para acondicionar as flores e com o entusiasmo habitual de quem mantém viva a herança dos antepassados, dezenas de fiéis percorreram os campos das Fontainhas na apanha das flores. O regresso e início do cortejo de descida deu-se pelas 9h00, fazendo uma paragem no sítio da Vera Cruz para o habitual convívio comunitário pelas 11h00, antes de prosseguir até à capela, onde as açucenas dão forma e aroma ao altar para os dias festivos que aí vêm.
À frente da organização das festividades deste ano estão os festeiros Alberto Camacho e Cecília Abreu, responsáveis por dinamizar a devoção e o cartaz da edição de 2026.
Mas o programa de festejos em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho já se iniciou com as novenas celebradas de 18 a 25 de setembro às 19h00 (exceto no dia 20, às 20h00).
Esta sexta-feira, dia 25 de setembro, a programação arrancou, como já fizemos referência, de madrugada terminando à noite com a novena e missa às 20h00, a animação musical com Roni de Melo às 21h30 e o encerramento à 01h00.
Amanhã, dia 26 de setembro, a festa recomeça às 12h00 com a girandola de fogo acompanhada pela Banda Municipal da Ribeira Brava, seguida de romagem às 19h00, novena e missa às 20h00, atuação de Álvaro Florença às 21h30, animação com o Conjunto Musical Galáxia às 23h30, espetáculo de fogo de artifício às 00h00 e encerramento às 02h00.
No domingo, dia 27 de setembro, celebra-se o dia principal com a missa e procissão em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho às 16h00, atuação do Grupo de Folclore da Casa do Povo do Campanário às 19h00, animação com os Amigos da Música às 20h00 e encerramento à meia-noite.
As celebrações terminam na segunda-feira, dia 28 de setembro, com a novena e missa de agradecimento às 20h00, acompanhada pela animação do grupo Seca PiPas.




























