Acólitos do Rochão e da Camacha viveram semana de verão em São Jorge

D.R.

Os acólitos das paróquias do Rochão e da Camacha viveram, entre os dias 3 e 8 de agosto, uma semana de verão em São Jorge, numa iniciativa que proporcionou aos mais jovens momentos de convívio, partilha, oração e crescimento na fé, num ambiente diferente daquele que habitualmente marca o seu serviço ao altar.

“Onde está o teu tesouro?” foi o tema escolhido para a edição deste ano e acompanhou os acólitos participantes ao longo dos vários dias. A proposta serviu de fio condutor para uma semana que procurou conjugar momentos de lazer e diversão com a dimensão espiritual e comunitária.

A Semana de Verão começou na segunda-feira, 3 de agosto, e terminou no sábado, dia 8, reunindo um total de 11 acólitos, com o apoio de alguns colaboradores que participaram na preparação e no acompanhamento das atividades.

Apesar de a iniciativa ter decorrido apenas durante uma semana, a sua preparação começou vários meses antes. Os acólitos e responsáveis estiveram envolvidos em diferentes ações de angariação de fundos, nomeadamente através da venda de bolos, procurando reunir os meios necessários para concretizar a atividade.

Paralelamente, foram sendo preparadas as diversas atividades e definidos os momentos de convívio, oração e lazer que integraram o programa. Todo esse trabalho permitiu que, à chegada a São Jorge, estivesse preparada uma semana pensada para proporcionar aos participantes uma experiência de grupo e de crescimento.

Ao longo dos dias, os acólitos tiveram oportunidade de participar em diversas atividades ao ar livre, aproveitando as características naturais da freguesia de São Jorge. As idas à praia e à serra fizeram parte do programa, proporcionando momentos de descontração e contacto com a natureza.

Também as caças ao tesouro e os jogos ocuparam um lugar importante na programação. Para além da componente de diversão, estas atividades favoreceram o espírito de equipa, a entreajuda e a convivência entre os participantes.

A escolha do tema “Onde está o teu tesouro?” esteve igualmente presente na dinâmica da semana, convidando os acólitos a refletirem sobre aquilo que consideram verdadeiramente importante nas suas vidas. Entre as atividades e os momentos de convívio, a proposta procurou levar os participantes a reconhecerem o valor da amizade, da partilha, do serviço e da fé.

A dimensão espiritual esteve também presente ao longo da experiência. Sendo uma iniciativa dirigida a jovens que desempenham o serviço de acólitos nas suas comunidades paroquiais, a Semana de Verão procurou ajudá-los a aprofundar o sentido desse serviço e a fortalecer a sua relação com a comunidade cristã.

Um dos momentos de maior significado aconteceu no sábado, 8 de agosto, com a participação dos acólitos na Eucaristia celebrada na comunidade de São Jorge, às 18 horas. Os jovens participaram na celebração e estiveram envolvidos na sua animação, encerrando desta forma uma semana marcada por diferentes experiências de convívio e de vivência da fé.

A presença na Eucaristia permitiu também aos acólitos levar à celebração comunitária a experiência vivida durante os dias anteriores, integrando na liturgia o espírito de grupo que marcou a Semana de Verão.