O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás da Silva Martins, acaba de tornar públicas as nomeações para o ano pastoral 2026-2027, depois de consultados o Conselho Episcopal, os sacerdotes nomeados e outros responsáveis pastorais da Diocese.
Num comunicado divulgado esta quinta-feira, 30 de julho, o prelado recorda que a Diocese é “a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério”, sublinhando que cabe ao bispo “zelar para que a ninguém faltem os auxílios necessários ao conhecimento e encontro com Cristo”.
D. Nuno Brás destaca ainda a importância da disponibilidade dos sacerdotes para os diferentes serviços pastorais, bem como a colaboração de todo o povo de Deus na missão da Igreja. “Tal seria impossível sem a disponibilidade confiante dos presbíteros para os trabalhos apostólicos que, desde sempre, marcam as comunidades cristãs, e também para aqueles novos desafios que o evoluir do nosso mundo concreto coloca à vida da fé”, refere.
O Bispo do Funchal salienta também o papel dos leigos na vida das comunidades, afirmando que a missão da Igreja se concretiza “no tecido quotidiano da vida”, através do testemunho da fé, esperança e caridade recebidas de Jesus Cristo, e da colaboração com os párocos nas diversas tarefas pastorais.
Entre as alterações anunciadas está a nomeação de P. João Francisco Dias como novo chanceler da Cúria Diocesana, mantendo o serviço pastoral como pároco de São Pedro, no Funchal. O sacerdote sucede no cargo a P. João Duarte R. Pita de Andrade, que é dispensado das funções de chanceler e do múnus de pároco de Santa Luzia.
Para esta paróquia do Funchal é nomeado P. Marcos Rafael Gonçalves Rebelo, que passa a exercer o ministério de pároco de Santa Luzia, mantendo igualmente a missão como membro da Equipa Formadora do Seminário do Jasmineiro e colaborador na Paróquia da Sé.
Também na Cúria Diocesana, P. Hugo Filipe Almada Gomes assume o cargo de vice-chanceler, acumulando esta função com as responsabilidades pastorais que já desempenhava como pároco do Jardim do Mar (Nossa Senhora do Rosário), Paul do Mar (Santo Amaro) e Raposeira (Santo António de Lisboa).
No âmbito paroquial, P. António Marcelino Ganança, SDB, e P. Manuel Ferreira Mendes, SDB, foram nomeados párocos in solidum da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Funchal, a pedido do seu superior.
P. José Pascoal de Freitas Gouveia assume a responsabilidade pastoral das paróquias de São Tiago Menor, no Jardim da Serra, e Garachico, dedicada a Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Por sua vez, P. Rui Daniel Fernandes da Silva será pároco das comunidades do Arco da Calheta (São Brás), Madalena do Mar (Santa Maria Madalena) e Loreto (Nossa Senhora do Loreto).
O sacerdote P. João Diogo Silva Gonçalves prossegue os estudos de doutoramento na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, ficando dispensado das funções que exercia na Equipa do Seminário, como assistente espiritual da ACEGE e como assistente espiritual da Pastoral Juvenil, mantendo o ministério de pároco do Curral das Freiras.
Foi ainda nomeado P. Abraão Maria Vieira de Marcos como capelão do Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade da Caldeira.
D. Nuno Brás adianta que estas nomeações poderão ser complementadas com outras ao longo do ano pastoral, “consoante o permitir a disponibilidade de sacerdotes e de outros colaboradores diocesanos”.
As novas nomeações entram em vigor no início do novo ano pastoral 2026-2027




















