A Diocese do Funchal já reuniu cerca de 70 mil euros na campanha de solidariedade para apoiar a população da Venezuela, na sequência dos sismos que atingiram aquele país. O valor corresponde aos donativos recebidos de cerca de 30 paróquias, mas o bispo do Funchal acredita que o montante final poderá aproximar-se dos 100 mil euros, à medida que continuem a chegar os ofertórios realizados no passado fim de semana (4 e 5 de julho).
As declarações foram feitas por D. Nuno Brás, na terça-feira, 7 de julho, ao Posto Emissor do Funchal. Na oportunidade o prelado explicou que, apesar de ainda só terem sido contabilizadas as contribuições de cerca de metade das paróquias da diocese, o resultado já é muito expressivo. Neste momento, cerca de 30 paróquias já deram 70 mil euros”, afirmou, salientando que o valor deverá ainda aumentar à medida que forem chegando os restantes donativos.
Para ilustrar a dimensão da resposta dos madeirenses, D. Nuno Brás comparou esta campanha com outras iniciativas solidárias promovidas regularmente pela Diocese. “Precisamos de comparar depois com aquilo que são as renúncias do Advento, que andam à volta dos 15 mil euros, e as renúncias da Quaresma, que as mais generosas andaram à volta dos 30 mil euros”, referiu.
Embora admita que as maiores paróquias já terão entregue os seus ofertórios, o bispo mostrou-se confiante de que o total poderá aproximar-se dos seis dígitos. “Penso que andaremos muito próximo dos 100 mil, se Deus quiser”, afirmou.
D. Nuno Brás considerou que o montante alcançado é surpreendente e destacou que, a ser atingido, corresponde ao valor disponibilizado pelo próprio Vaticano para esta emergência.
O bispo aproveitou ainda para agradecer a generosidade dos madeirenses, sublinhando que a campanha ultrapassou o âmbito das paróquias.
“Creio que é de agradecer a todos os madeirenses pela generosidade, até porque depois não foram só paróquias. Houve também congregações religiosas e pessoas individuais que entregaram na Diocese quantias substanciais.”
Segundo D. Nuno Brás, esta resposta revela a proximidade dos fiéis madeirenses para com o povo venezuelano e também com a numerosa comunidade de emigrantes madeirenses naquele país.
“Creio que é para agradecer a todos os diocesanos esta generosidade, o que mostra também a nossa proximidade para com a Venezuela e para com os nossos emigrantes que estão na Venezuela”, disse.
O dinheiro será encaminhado para a Cáritas da Venezuela logo que estejam concluídos os procedimentos necessários para a transferência.
“Espero ter a confirmação da conta para onde enviar o dinheiro e, logo que isso esteja acertado, espero que quarta (hoje) ou quinta-feira, no máximo, o valor siga para a Cáritas da Venezuela”, explicou.
O bispo acrescentou que a Diocese do Funchal já mantém contactos com as instituições venezuelanas e pretende reforçar essa ligação para garantir que a ajuda chegue rapidamente às populações afetadas.



















