Agência Ecclesia destaca Posto Emissor do Funchal na vivência do Natal madeirense

Foto Agência ECCLESIA/PR, Gilberto Teles

A Agência Ecclesia, publicou este domingo, 14 de dezembro, uma notícia dedicada ao Posto Emissor do Funchal (PEF), sublinhando a renovação da rádio mais antiga da Madeira e o acompanhamento das tradições natalícias a partir da sua nova sede.

No texto intitulado “Natal: Posto Emissor do Funchal acompanha ‘A Festa’ pela primeira vez em nova sede”, a Agência Ecclesia salienta que o PEF renovou “as instalações e a grelha de conteúdos para ser ´o melhor som da cidade’ e ‘companhia dia a dia'”, assumindo um papel ativo na divulgação da vivência do Natal madeirense.

Em declarações à Agência Ecclesia, o diretor do PEF, Guilherme Teles, explicou que a reformulação da grelha pretende chegar a públicos diversificados, através de uma comunicação mais próxima: “Com a inclusão de novos programas na grelha (…) quisemos chegar a todas as pessoas de uma forma e num linguajar diferente, não tão técnico, mas também de uma forma mais próxima”.

A notícia refere que as novas instalações foram inauguradas em junho deste ano e que, durante a quadra natalícia, a rádio dá a conhecer “a preparação e as tradições da vivência da ‘Festa’, como é designado o Natal, na Madeira”. Entre as iniciativas destacadas estão a “cobertura integral” da Expo Natal Madeira, o acompanhamento das Missas do Parto, as “Janelas da Festa”, um “calendário radiofónico em antena do PEF com curiosidades e tradições madeirenses”, e a presença nas noites do Mercado.

O texto recorda ainda que o Posto Emissor do Funchal foi criado em 1948 por Luiz Peter Clode e William Edward Clode, tendo sido posteriormente doado à Diocese do Funchal, que investiu numa nova sede e na renovação tecnológica. Guilherme Teles valoriza esse investimento, afirmando que permite “uma melhor audição para quem está lá fora e uma melhor abrangência para o mercado online”, acrescentando: “Queremos ser o melhor som da cidade também nos países onde as pessoas sentem a falta da nossa região”.

Também citado pela Agência Ecclesia, o administrador Luís Lemos Gomes considera que a intervenção realizada era necessária para continuar a missão da rádio, sublinhando que o PEF pode ser “um canal de comunicação muito útil”, dando visibilidade à vida das paróquias e da Diocese, porque “muitas vezes isso que se faz de bom não chega às pessoas”.

Já o padre João Gonçalves, membro do Conselho de Administração do PEF, destaca a importância da aposta na comunicação como dimensão essencial da missão da Igreja. “A evangelização é um processo de comunicação e a comunicação nas suas diversas formas”, afirmou, defendendo que a Diocese do Funchal deve estar presente nos meios de comunicação social “com um órgão que transmita estes valores do Evangelho”.