Escola da Ribeira Brava assinala 500 anos do nascimento do Padre Manuel Álvares

Foto: Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares vai promover, no próximo dia 10 de dezembro, na vila da Ribeira Brava, a abertura das comemorações dos 500 anos do nascimento do Padre Manuel Álvares, figura marcante da história e cultura madeirense.

A iniciativa envolverá toda a comunidade escolar e local, propondo uma viagem ao século XVI através de recriações históricas, atividades culturais e momentos educativos que procuram destacar o legado do jesuíta nascido na Ribeira Brava.

O programa inicia-se às 09h30 com a abertura da feira temática, seguida de diversas atividades culturais e educativas. Após o almoço, as iniciativas prosseguem com interação em espaços históricos recriados. Pelas 14h45 terá lugar um desfile histórico alusivo a 1526, ano relacionado com a época em que viveu o Padre Manuel Álvares.

O encerramento oficial do programa está previsto para as 15h30 e deverá contar com a presença de várias entidades oficiais, entre as quais o Secretário Regional de Educação, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava e outras personalidades locais e regionais.

A organização sublinha o caráter significativo deste momento comemorativo, que pretende valorizar a identidade, o património e a memória associados a uma figura de grande relevância da história da Madeira.