Novos arciprestes iniciam funções na Diocese do Funchal

Sacerdotes foram nomeados para o triénio 2025- 2028

Na sexta-feira, 17 de outubro, os cinco arciprestes nomeados por D. Nuno Brás iniciaram oficialmente as novas funções. As nomeações para o triénio 2025-2028, foram anunciadas no dia anterior. 

Foram designados para esta missão o padre Luís Miguel Lira Batista, no Arciprestado do Funchal; o padre Paulo Sérgio Cunha Silva, em Câmara de Lobos; o padre Duarte Filipe Andrade Gomes, no Arciprestado do Norte; o cónego Vítor dos Reis Franco Gomes, no Arciprestado do Este; e o padre Silvano Vieira Gonçalves, no Arciprestado do Oeste. Estes sacerdotes assumem agora a responsabilidade de animar e coordenar o trabalho pastoral das suas zonas, em estreita colaboração com os restantes padres e comunidades paroquiais.

A Diocese do Funchal é composta por cinco zonas pastorais, denominadas Arciprestados, que têm como principal missão promover a unidade e a cooperação entre as diversas paróquias. “Cada Arciprestado conta com um padre Arcipreste que, em conjunto com os restantes padres do arciprestado, coordenará a pastoral conjunta, bem como diversas iniciativas de comunhão, acompanhamento, formação e encontro entre sacerdotes”, informou a diocese. Ao terminar o comunicado, a Diocese do Funchal desejou a todos os novos arciprestes “as maiores felicidades para esta nova missão pastoral”.

Pedras Vivas 19 de outubro de 2025 (A4)

Pedras Vivas 19 de outubro de 2025 (A3)