Papa Leão XIV celebra 70 anos com mensagens de felicitações de todo o mundo

D.R.

O Papa Leão XIV celebrou este domingo, 14 de setembro, o seu 70.º aniversário, marcado por manifestações de afeto de todo o mundo e pela presença de cerca de 30 mil peregrinos na Praça de São Pedro, em Roma.

“Caríssimos, parece que vocês sabem que hoje eu faço 70 anos. Dou graças ao Senhor, aos meus pais; e agradeço a todos que se lembraram de mim na oração. Muito obrigado a todos! Obrigado!”, disse o Papa no final da oração do Angelus. Entre bandeiras de diferentes nações, cartazes, faixas e balões comemorativos, os peregrinos saudaram o Pontífice num ambiente festivo, em pleno dia da Exaltação da Santa Cruz.

As felicitações oficiais chegaram de várias partes. O presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, em nome do povo italiano, enviou votos de “bem-estar espiritual e pessoal”, sublinhando a importância dos apelos do Papa para a paz.

Também a Conferência Episcopal Italiana expressou os “mais fervorosos votos das Igrejas na Itália”, agradecendo ao Papa “pelo espírito paterno” e unindo-se ao seu apelo por uma “paz desarmada e desarmante” nas regiões atingidas por conflitos. Já a diocese de Roma, pela voz do cardeal vigário Baldassare Reina, afirmou: “Por ocasião do seu aniversário, toda a sua diocese se une ao senhor na gratidão ao Pai pelo dom da vida. Receba nossas orações e nosso carinho pelo que o senhor faz todos os dias, com dedicação incansável, a serviço da Igreja universal a partir da Igreja de Roma”.

A celebração contou ainda com gestos simbólicos: uma delegação do Peru trouxe a imagem do “Señor Cautivo”, tradição da diocese de Chiclayo, onde Leão XIV foi bispo, e cerca de 200 fiéis viajaram para Roma em peregrinação. O Pontífice recordou a ligação pessoal a esta devoção.

Dos Estados Unidos chegou um bolo de aniversário oferecido pelo novo embaixador junto da Santa Sé e do Hospital Pediátrico “Bambino Gesù” vieram desenhos feitos pelas crianças internadas, com mensagens de paz, fraternidade e esperança.