Em memória de D. Teodoro de Faria

Padre Aires Gameiro | Foto: Duarte Gomes

No passado dia 23 de Agosto, o bispo do Funchal, D. Nuno Brás,  telefonou-me a dizer que D. Teodoro de Faria (bispo emérito do Funchal) tinha falecido! Em peregrinação no Báltico, logo respondi que celebrariamissa por ele no dia 24, na catedral de Talline.

Conheci D. Teodoro nas férias de 1954, na Madeira, e subi com ele ao Pico Ruivo, Queimadas e Caldeirão Verde. Nos anos de Roma (1956-1961) visitava-o no Colégio Português. Tive a honra do seu sermão na minha missa nova em 15 de agosto de 1960.Tive a honra de o ter por guia ao Santo Sudário de Turim, Pádua, Assis, Roma, e na visita às capitais da Europa do Beato Carlos de Áustria. E dos seus textos para alguns dos meus livros, em especial sobre a Casa de Saúde S. João de Deus no Funchal. Estou, ainda, muito grato pelos livros eruditos que me ofereceu. Elevo ao Senhor a minha oração pelo seu repousa na glória.