Papa convoca dia de oração e jejum pela paz a 22 de agosto

Foto: Vatican Media

Na Audiência Geral de quarta-feira, 20 de agosto, o Papa Leão XIV convidou os fiéis de todo o mundo a viverem o próximo dia 22 de agosto, memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha, um dia de jejum e oração pela paz mundial.

“Maria é Mãe dos que acreditam aqui na terra e é invocada também como Rainha da Paz, enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões do mundo. Convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor que nos conceda paz e justiça, e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso. Maria, Rainha da Paz, interceda para que os povos encontrem o caminho da paz”, afirmou o Papa, na Aula Paulo VI, no Vaticano.

Durante a audiência, Leão XIV voltou a dirigir-se aos peregrinos polacos e pediu-lhes que “incluam nas suas intenções a súplica pelo dom da paz – desarmada e desarmante – para todo o mundo, em particular para a Ucrânia e o Médio Oriente”.

Desde o início do pontificado, o Papa tem feito constantes apelos à reconciliação entre os povos. Na semana passada, renovou o pedido de cessar-fogo na Ucrânia, apelou ao fim da fome e pediu a libertação dos reféns na Faixa de Gaza.

O dia 22 de agosto, memória litúrgica de Maria, Rainha, será, assim, um convite especial à oração e ao jejum pela paz, gesto que o Papa considera essencial num tempo marcado por conflitos armados e tensões crescentes em várias regiões do mundo.