O Papa Francisco encontra-se no 11º dia de internamento no Hospital Agostino Gemelli, em Roma. Na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro, a Santa Sé divulgou em comunicado que “a noite foi tranquila, o Papa dormiu e está a descansar”.
Ontem foi informado que o Papa estava como uma leve insuficiência renal inicial e que continuava a receber oxigénio. Participou na missa durante a manhã de domingo, no apartamento hospitalar no 10.º andar, “juntamente com aqueles que estão a cuidar dele durante estes dias de hospitalização”.
Desde sábado à noite não surgiram novas crises respiratórias. Os valores sanguíneos têm melhorado graças às transfusões realizadas. Contudo, o prognóstico permanece reservado devido à complexidade do quadro clínico e à necessidade de tempo para avaliar os efeitos das terapias farmacológicas.
Mesmo hospitalizado, o Papa Francisco dirigiu-se aos fiéis através do texto preparado para o “Angelus” deste domingo. Na mensagem escreveu: “Da minha parte, prossigo confiante o internamento no Policlínico Gemelli, levando adiante os tratamentos necessários; e também o descanso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos operadores sanitários deste hospital pela atenção que me estão a demonstrar e pela dedicação com que realizam o seu serviço junto das pessoas doentes”.
O Santo Padre também agradeceu as mensagens recebidas durante este período: “Nestes dias chegaram-me muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e desenhos das crianças. Obrigado por esta proximidade e pelas orações de conforto que recebi de todo o mundo! Confio a todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim”.