No domingo 23 de fevereiro na igreja da paróquia de São Francisco Xavier, situada na Calheta, às 9h30 será celebrada a Eucaristia sendo em louvor de São João de Brito.
No sábado, 22 de fevereiro haverá convívio e uma peça de teatro e será feita recolha de fundos para as obras da rampa de acesso à mobilidade reduzida à igreja de São Francisco Xavier.
São João de Brito é um santo português, que nasceu em Lisboa no ano de 1647.
Em 1640, o seu pai Salvador Pereira de Brito foi enviado pelo rei Dom João IV para ser governador no Brasil, lugar onde faleceu. São João de Brito, com sua mãe e seus irmãos, permaneceram na corte. Desde cedo, São João dava testemunho da busca de viver em Deus.
Com a sua saúde fragilizada, os médicos chegaram a perder as esperanças.
A mãe, voltando-se para o céu em oração e intercessão, fez também uma promessa a São Francisco Xavier, e o pequeno João recobrou a saúde milagrosamente.
Em 1673, foi ordenado sacerdote e enviado para evangelizar na Índia. Viveu em Goa, depois no Sul da Índia, onde aprofundou-se nos estudos e toda aquela região conheceu o ardor deste apóstolo.
Não demorou muito, por obediência, voltou para Portugal, mas o seu coração queria, de novo, retornar para a Índia e até mesmo ser mártir. Foi o que aconteceu.
Após dar o seu testemunho em vários colégios dos jesuítas em Portugal, voltou para a Índia onde foi preso.
Foi canonizado por Pio XII em 22 de junho de 1947. No local do seu martírio, em Oriyur, na Índia, foi construído um santuário.






















