O Papa Francisco, internado há cinco dias no Hospital Gemelli em Roma, vai continuar em “repouso absoluto” nos próximos dias, levando à alteração da agenda, particularmente as celebrações do Jubileu dos Diáconos, programadas para este fim de semana.
A Missa de domingo na Basílica de São Pedro, integrada no Jubileu dos Diáconos, será presidida por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização. A Audiência Jubilar prevista para o sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou que o Papa transcorreu a noite tranquilamente e depois do pequeno-almoço dedicou-se à leitura de alguns jornais, como faz habitualmente.
Francisco está a respirar autonomamente, conforme informado pela Sala de Imprensa, e segue as indicações médicas de “repouso absoluto”.
O Papa tem recebido mensagens de apoio e desenhos, alguns dos quais, de crianças internadas na ala de oncologia, no mesmo décimo andar do Hospital Gemelli, onde está internado.
Apesar das limitações impostas pela sua condição de saúde, o Papa realizou uma videochamada para a Paróquia da Sagrada Família em Gaza. O pároco local referiu ao site Vatican News, que a voz do Papa soava “forte e clara”.