O Papa no Festival da canção italiana: “Muitas crianças não podem cantar a vida”

D.R.

O Festival da canção italiana, conhecido como Festival de Sanremo, recebeu na terça-feira, 11 de fevereiro, um convidado inédito: o Papa Francisco, que surpreendeu o auditório com uma mensagem em vídeo defendendo a música como “instrumento de paz” e alertando que “as guerras destroem as crianças”.

Gravado na Casa Santa Marta, o discurso foi transmitido no Teatro Ariston momentos antes do dueto entre as cantoras Noa (israelita) e Mira Awad (palestina), que interpretaram “Imagine” de John Lennon, em hebraico, árabe e inglês.

“A música é beleza, a  música é um instrumento de paz. É uma língua que todos os povos, de diferentes maneiras, falam e que chega ao coração de todos”, declarou Francisco, inspirando-se nas lições da sua mãe sobre as óperas.

O Pontífice recordou as crianças vítimas dos conflitos, “muitas crianças não podem cantar a vida e choram e sofrem pelas injustiças do mundo, pelas muitas guerras” e continua, “as guerras destroem as crianças. Nunca nos esqueçamos que a guerra é sempre uma derrota”.

Francisco concluiu incentivando o uso da música na construção de “um mundo mais justo e fraterno”.