Jubileu 2025: 211 anos depois a Imagem do Senhor dos Milagres volta à Sé do Funchal

Foto: Duarte Gomes (arquivo)

A imagem do Senhor dos Milagres de Machico abre a peregrinação que marcará o arranque do Jubileu 2025. A procissão/peregrinação sairá da igreja de São Pedro e irá até à igreja da Sé do Funchal, com Missa Solene às 18h do Domingo, 29 de dezembro 2024.

Em 1803 uma grande tempestade destruiu a capela do Senhor dos Milagres em Machico e as águas furiosas da ribeira atiraram a cruz do Senhor dos Milagres para o mar. A cruz foi descoberta por um navio americano que a quis levar para os Estados Unidos, mas o navio, por milagre, deixou de avançar e os marinheiros decidiram entregar a imagem na igreja da Sé. Esteve na Catedral até ao dia 15 de abril de 1813, data em que regressou à nova capela em Machico, num pequeno barco, durante a noite, iluminada por archotes.

Após 211 anos a Imagem do Senhor dos Milagres regressa, por um único dia, ao Funchal e abre a nossa peregrinação jubilar para a Catedral. Sejamos conduzidos por Cristo para o Ano Santo de 2025, o Jubileu da Esperança.

Após a celebração da Solene Missa a imagem do Senhor dos Milagres volta à sua capela em Machico.