A Igreja celebra neste domingo, 17 de novembro, o VIII Dia Mundial dos Pobres. O Papa Francisco escolheu como tema para este ano: “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21,5), uma escolha que está alinhada com o ano dedicado à oração, que antecede o Jubileu de 2025.
Na sua mensagem para este dia, o Papa Francisco sublinha que os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus. “Deus, porque é um Pai atento e carinhoso para com todos, conhece os sofrimentos dos seus filhos. Como Pai, preocupa-se com aqueles que mais precisam dele: os pobres, os marginalizados, os que sofrem, os esquecidos…”.
O Papa refere a importância da oração como uma experiência de comunhão com os pobres “e de partilha do seu sofrimento”.
“Neste ano dedicado à oração, precisamos de fazer nossa a oração dos pobres e rezar com eles. É um desafio que temos de aceitar e uma ação pastoral que precisa de ser alimentada. Com efeito, ‘a pior discriminação que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual’, escreve o Papa.
No entanto, Francisco também afirma que a oração encontra “o certificado de autenticidade na caridade”, em ações concretas. Por isso o Dia Mundial dos Pobres “é uma ocasião propícia para realizar iniciativas que ajudem concretamente os pobres, e também para reconhecer e apoiar os numerosos voluntários que se dedicam com paixão aos mais necessitados”.




















