Lisboa: Instituto Diocesano de Formação Cristã apresenta documentário sobre Santa Teresinha

D.R.

Nesta terça-feira, 1 de outubro, a Igreja celebra a memória de Santa Teresa do Menino Jesus. O Instituto Diocesano de Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa convida à visualização do documentário “Santa Teresinha do Menino Jesus – Doutora da Igreja”, disponível no YouTube. Esta produção, com texto da Professora Maria de Lourdes Sirgado Ganho e realizada pelo Grupo A Rede, utilizou ferramentas de inteligência artificial.

O documentário retrata a vida de Thérèse Françoise Marie Martin, nascida em Alençon, França, a 2 de janeiro de 1873. Filha de um casal profundamente católico, Thérèse enfrentou a perda prematura da mãe e o afastamento das irmãs, que entraram no Carmelo. “Thérèse sentiu-se abandonada, mas foi amparada pelo pai, que a chamava de ‘pequena rainha da França e de Navarra'”.

Aos 15 anos, Thérèse conseguiu autorização do Papa Leão XIII para ingressar no Carmelo de Lisieux, adotando o nome Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face. “O seu desejo era claro: ‘salvar as almas’ e apoiar os sacerdotes através das suas orações”.

O documentário destaca também a “Pequena Via” espiritual de Santa Teresinha, que enfatiza a importância dos pequenos atos quotidianos na busca pela santidade.

Santa Teresinha faleceu aos 24 anos, vítima de tuberculose. Foi beatificada em 1923 e canonizada em 1925.

Para o Instituto Diocesano de Formação Cristã, Santa Teresinha é “reconhecida pela sua profunda espiritualidade e influência teológica que antecipou conceitos do Concílio Vaticano II e escritos de Bento XVI”.