O Grupo VITA vai realizar na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, no Seminário Diocesano do Funchal, uma formação para o clero, intitulada “Violência sexual contra crianças e adultos vulneráveis: Compreender, Prevenir e Agir”.
A formação terá a duração de 6 horas, divididas em dois momentos: das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.
No sábado, 5 de outubro, o mesmo organismo vai realizar duas intervenções no Dia Diocesano do Catequista, na igreja paroquial do Campanário, com o tema “Prevenção da violência sexual contra crianças e adultos vulneráveis”. O encontro está destinado aos catequistas, professores de EMRC e outros agentes pastorais.
O Grupo VITA, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2023, tem como missão “acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal, numa lógica de intervenção sistémica”, informa o site deste grupo.
Estas ações formativas reforçam o princípio de “tolerância zero” face aos abusos sexuais, promovendo uma cultura de prevenção e responsabilização dentro da Igreja.
No passado mês de junho, o Grupo VITA divulgou o seu segundo relatório de atividades. Em declarações à agência ECCLESIA, a coordenadora do Grupo, Rute Agulhas, referiu que desde a sua criação em 2023, o Grupo VITA recebeu 105 pedidos de ajuda relacionados com situações de violência sexual no contexto da Igreja Católica. Destes, 39 pediram reparação financeira.
O documento indica que 67,2% das vítimas pediram apoio psicológico; dez reportaram a necessidade de apoio psiquiátrico e seis vítimas de apoio social.
As consultas de psicologia e de psiquiatria são asseguradas pela bolsa de profissionais constituída pelo Grupo VITA, sendo os custos suportados pela Igreja Católica em Portugal.
Durante o primeiro ano de atividade o grupo promoveu, entre outras, as seguintes ações: atendimento e acompanhamento das vítimas; ações de sensibilização e formações; elaboração de um manual de prevenção e criação de um kit de recursos para ações de capacitação.
O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico nº 91 509 0000 (de segunda a sexta das 9h às 18h) ou do formulário para sinalizações.
Desde janeiro de 2021, a Igreja Católica em Portugal tem novas diretrizes para a “proteção de menores e adultos vulneráveis”, pretendendo oferecer “um instrumento à disposição da Igreja em Portugal para a aplicação das normas pastorais e jurídicas quanto à proteção de menores e adultos vulneráveis”.
Em maio de 2023, a Conferência Episcopal Portuguesa criou o Grupo VITA – Grupo de Acompanhamento das situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal.
A Conferência Episcopal Portuguesa publicou a 25 de julho de 2024 o documento “Compensações financeiras às vítimas de abusos sexuais”, onde estabeleceu as diretrizes para a atribuição das compensações. Os pedidos devem ser apresentados até ao dia 31 de dezembro de 2024, junto do Grupo VITA ou da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.