O Padre Pio de Pietrelcina, mais conhecido como o “Santo dos Estigmas”, foi um sacerdote italiano contemporâneo do século XX e frade franciscano da Ordem dos Capuchinhos Menores.
Elevado aos altares pela Santa Sé é atualmente venerado como São Pio de Pietrelcina e tornou-se num dos santos mais aclamados do mundo inteiro e da fé católica.
Nascido a 25 de maio de 1887, no seio de uma família de camponeses devotos, é batizado no dia seguinte com o nome de Francesco Forgione, na remota aldeia de Pietrelcina, comuna italiana da região da Campânia, província de Benevento.
Francesco é um dos sete filhos do matrimónio de Grazio Forgione com Maria Giuseppa De Nunzio, criado e educado num ambiente de intensa prática religiosa, participa diariamente da missa, observa a prática do jejum e da abstinência, e recita o santo Rosário com frequência.
Francesco Forgione era devoto fervoroso de Nossa Senhora do Carmo e do seu Anjo da Guarda de quem se tinha tornado muito amigo.
Desde cedo dedica a sua vida à fé e ao serviço dos necessitados, sendo toda a sua missão marcada por inúmeros milagres, sofrimentos e por uma profunda espiritualidade.
Aos cinco anos de idade, decide consagrar a sua vida a Jesus, e aos quinze anos ingressa na Ordem dos Frades Capuchinhos Menores, adotando o nome de Frei Pio em homenagem ao Papa São Pio V.
Em 10 de Agosto de 1910 o Padre Pio é ordenado sacerdote na Igreja de Benevento e mais tarde em 1916 transferido para o convento de San Giovanni Rotondo, onde viveria em recolhimento até ao fim da sua caminhada na terra.
A 20 de Setembro de 1918, durante uma visão mística de Jesus na Cruz e após a celebração da Santa Eucaristia, o Padre Pio recebe no seu corpo os estigmas da crucifixão, suportando até ao fim da sua existência as feridas que replicam no seu corpo físico as santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Padre Pio piedosamente carrega a santidade e a notabilidade dos estigmas recebidos durante 50 anos até a sua morte em 23 de setembro de 1968, no convento de São Giovanni Rotondo. Atualmente é possível visitar o seu corpo incorrupto e preservado que repousa serenamente aos olhos de todos, numa cripta de vidro, na Basílica de Nossa Senhora das Graças.
Além dos estigmas da crucifixão, o Padre Pio era também conhecido por inúmeros dons espirituais, como a bilocação, a levitação, a leitura dos pensamentos das pessoas, a cura de doenças incuráveis e as visões do futuro, carismas que lhe permitiam aconselhar espiritualmente todos aqueles que o procuravam.
A pedido do Papa Pio XII, devido aos horrores e à devastação provocados pela Segunda Guerra Mundial no coração da Europa, cria os denominados “grupos de oração”, verdadeiras sementes transformadoras do amor e da paz de Deus para serem os pilares de conforto dessas mesmas virtudes, num mundo que sofria e se angustiava no vale mais tenebroso das lágrimas e dos sofrimentos.
O seu amor profundo aos pobres e aos carenciados leva-o também a criar uma maravilhosa e vasta obra social em São Giovanni Rotondo, fundando a 05 de maio de 1956 um hospital de referência única na Europa, chamado de Casa Sollievo della Sofferenza.
Esta instituição dedicada ao tratamento de doentes e necessitados torna-se num símbolo de sua missão de ajudar os que sofrem e reflete o seu compromisso com a caridade e o serviço aos outros, pois ele acreditava que a verdadeira Fé se manifesta nas ações e no Amor ao próximo.
O Padre Pio, também dedicou longas horas ao Confessionário, oferecendo sempre a orientação espiritual e a absolvição a milhares de fiéis que o procuravam. A sua devoção foi crescendo exponencialmente desde a sua morte em 23 de setembro de 1968 até aos dias de hoje.
A sua vida é um testemunho verdadeiro do poder da oração e da capacidade de suportar o sofrimento com amor e humildade e ensina-nos que o verdadeiro desafio espiritual está em aceitar as dificuldades da vida como um caminho para a Santidade, sempre confiando na Misericórdia e no Amor de Deus.
A sua expressão mais famosa e inesquecível, “Reza, Confia e não te Preocupes”, continua a ressoar nos corações de muitos, oferecendo conforto e esperança em tempos desafiantes como os que se vivem por toda a humanidade.
O Padre Pio representa um farol de esperança e inspiração para milhões de pessoas, mostrando que, através da oração e da confiança em Deus, é possível transformar todo o sofrimento mundano numa jornada única para a Santidade.
Beatificado em 1999 e canonizado em 2002 por sua santidade o Papa João Paulo II, o “Santo dos Estigmas”, é uma figura central na espiritualidade católica contemporânea, toda a sua vida de fé, todos os seus carismas e a sua dedicação ao serviço dos outros o tornaram num santo amado e respeitado.
Através de suas orações e intercessões, seus Filhos Espirituais e muitos outros devotos acreditam que ele continua a tocar as suas vidas e a levar as pessoas mais para perto de Deus e a confirmar justamente a força inexcedível de uma das suas últimas expressões de fé, “Farei mais barulho depois de morto do que vivo”
Artigo escrito por:
Tomás Freitas
Devoto e Filho Espiritual de São Padre Pio de Pietrelcina
BIBLIOGRAFIA:
Allegri, Renzo. 2019, Padre Pio – Um santo entre nós, Lisboa, Paulinas Editora.
Allegri, Roberto. 2022, Os meus diletos filhinhos – Fala quem conheceu o Padre Pio, Lisboa, Paulinas Editora.
Padre Pio | Biography, Miracles & Facts, disponível em https://study.com/learn/lesson/padre-pio-miracles-biography.html, acedido a 10/09/2024
Franciscan Media | Saint of the Day | Saint Pio of Pietrelcina, disponível em https://www.franciscanmedia.org/saint-of-the-day/saint-pio-of-pietrelcina/, acedido a 10/09/2024
Hallow | Saint Pio of Pietrelcina “Padre Pio”, disponível em https://hallow.com/blog/padre-pio-prayers-feast-day/, acedido a 10/09/2024
Wikipedia | English “Padre Pio”, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Padre_Pio, acedido a 10/09/2024
Britannica | Biography “Padre Pio”, disponível em https://www.britannica.com/biography/Padre-Pio, acedido a 10/09/2024
Catholic News Agency | News “Padre Pio”, disponível em https://www.catholicnewsagency.com/news/252489/how-an-extraordinary-healing-led-to-the-creation-of-the-national-centre-for-padre-pio, acedido a 10/09/2024
Hozana | Biography of Padre Pio, disponível em https://hozana.org/en/saints/saint-padre-pio, acedido a 10/09/2024
Gaudium Press | São Pio de Pietrelcina: sofrimento e perseguição, disponível em https://gaudiumpress.org/content/sao-pio-de-pietrelcina-sofrimento-e-perseguicao/, acedido a 10/09/2024