O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, vai realizar a primeira jornada nacional, no dia 9 de novembro, na Domus Carmeli, em Fátima.
“Esta será a primeira jornada de formação na área da arquitetura e artes para a liturgia. A Jornada, decorrerá durante todo o dia, prevendo tempo de conferências formativas e de uma grande assembleia com os conferencistas, num diálogo que se espera de profundo debate e aprofundamento das questões refletidas durante as exposições”, explica o SNL, numa nota enviada esta quarta-feira, 31 de julho, à Agência ECCLESIA.
O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional de Liturgia – secretariado da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) -, é coordenado por Isabel Maria Alçada Cardoso (Patriarcado de Lisboa).
A primeira Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia vai ter como oradores o professor Giuseppe Midili, padre carmelita da Ordem do Carmo, que vai apresentar a temática do encontro ‘Arquitetura e Artes para a Liturgia’, e os arquitetos António Jorge e André Cerejeira Fontes, que “irão transmitir a experiência adquirida” com a remodelação da igreja de Cedofeita, na Diocese do Porto.
O programa, após o acolhimento, começa às 10H00, com a oração e saudação inicial do presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, da Igreja Católica em Portugal, D. José Cordeiro; o arcebispo de Braga também preside à oração de vésperas, que encerra a jornada, a partir das 17h30.
A assembleia com os conferencistas é às 15H00, e existe também um interlúdio artístico, com Dina Figueiredo (artes plásticas) e Nuno Cacho (guitarra portuguesa), às 16H45, antes da apresentação das principais conclusões da primeira Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia (17H00), por Isabel Maria Alçada Cardoso.
No dia 6 de maio, realizou-se uma reunião entre Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia e os delegados diocesanos – participaram oito dioceses -, com a presidência de D. José Cordeiro, e a presença do diretor do SNL, o padre Pedro Lourenço Ferreira.
O Secretariado Nacional de Liturgia criou o Serviço Arquitetura e Artes para a Liturgia para abordar esta temática específica, um grupo que nasce no “contexto da reforma litúrgica, cuja atividade brota do n. 124 da Constituição conciliar ‘Sacrosanctum Concilium’ que recomenda: “Na construção de edifícios sagrados, tenha-se grande preocupação de que sejam aptos para lá se realizarem as ações litúrgicas e permitam a participação ativa dos fiéis”.