Paróquia dos Prazeres com festas tradicionais

Foto: Sílvio Mendes

A festa de Nossa Senhora das Neves é celebrada no dia 5 de agosto.

É um título que remonta a uma antiga tradição segundo a qual um casal romano, que pedia a Nossa Senhora algo que lhe indicasse o modo de saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo no monte Esquilino quando este aparecesse coberto de neve.

Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto em pleno verão: no dia seguinte, aquele terreno onde agora se ergue a Basílica de Santa Maria Maior em Roma, amanheceu inteiramente nevado numa época do ano em que, naturalmente, não há neve.

Nossa Senhora das Neves é a padroeira da paróquia dos Prazeres.

Na sexta feira, 2 de agosto, a partir das 15 horas vai realizar-se o «cortejo dos regentes» com saída dos diversos sítios da freguesia com produtos que vão ser colocados num bazar no adro, revertendo as verbas para a ajuda daquela paróquia.Regentes são as denominações das pessoas que em cada sítio estão encarregadas de organizar a festa.

Nesse dia será celebrada a Eucaristia às 20 horas.

A missa da vigília da festa do Santíssimo Sacramento na igreja dos Prazeres principiará pelas 19 horas. Esta festa litúrgica decorrerá no domingo 4 de agosto às 16 horas seguida de procissão.

No dia 5 de agosto  a missa da festa da padroeira da paróquia dos Prazeres principiará às 18 horas e no final decorrerá a procissão.

Durante quatro dias o centro da freguesia dos Prazeres terá grande movimentação com festas que mantêm antigas tradições.