Cónego Manuel Freitas Luís Júnior entre os agraciados com Insígnias Honoríficas no Dia da Região

Foto: Duarte Gomes

No Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses irá decorrer a habitual cerimónia de imposição de Insígnias Honoríficas Madeirenses. Este ano, a cerimónia que decorre no Centro de Congressos da Madeira, vai agraciar oito pessoas ou entidades pelo seu papel para a sociedade madeirense.

Uma dessas pessoas será o Cónego Manuel Freitas Luís Júnior. Nascido na freguesia e concelho de Santana, a 20 de agosto de 1934, o cónego Manuel Luís Júnior desenvolveu um trabalho de proximidade junto das comunidades por onde foi passando enquanto pároco.

Dos seus Serviços Eclesiásticos destacam-se o de Cura da Paróquia de Machico e o de Pároco nas Paróquias do Porto da Cruz, São Roque do Faial, Graça, Visitação e Santo Amaro, sendo esta última paróquia onde esteve ao serviço por vários períodos, onde reside e onde teve um papel ativo e colaborativo na construção e sagração da atual igreja.

Em 1993 é nomeado Arcipreste do Funchal e em 2002, a 13 de maio, Cónego da Sé do Funchal. Foi na Paróquia da Graça, onde esteve até à sua dispensa em 2010, que deixou marcas profundas como líder espiritual.

Quanto aos restantes agraciados são eles: Eduardo Maul, Fernando Teixeira, José Guilherme da Costa, Maria Alice Sousa, Carlos dos Ramos, Associação Santana Cidade Solidária e Márcia Temtem.