Jardins do Paço Episcopal: Concerto reuniu mais de uma centena para ouvir Banda de São Lourenço, coro da Casa do Povo e Xana Teixeira

Foto: Duarte Gomes

Os jardins do Paço Episcopal serviram, no dia 10 de junho, de palco a um concerto que teve como intervenientes a Banda Paroquial de São Lourenço, da Camacha, o Grupo Coral da Casa do Povo daquela mesma localidade e a artista Xana Teixeira, nada e criada naquela freguesia.

O evento contou com mais de uma centena de espectadores que se reuniram para ouvir tocar esta que é a única banda de génese paroquial do país, dirigida por Heliodoro Ferreira. De resto, segundo Miguel Rodrigues, presidente da direção da banda, esse foi um dos motivos que levaram à realização deste evento.

Na oportunidade, D. Nuno Brás agradeceu à banda por esta iniciativa e por ser “um marco da nossa cultura”.  De resto, disse, é importante mostrar a parte cultural da Igreja e este foi um desses momentos e também um final de tarde do 10 de junho bem passado ouvindo e apreciando a música e o canto do Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha, dirigido pela maestrina Maria dos Anjos. 

O prelado acabou pedindo que fosse repetida a Ave Maria, cuja interpretação por Xana Teixeira, acompanhada pela Banda, foi aplaudida de pé pela plateia, numa iniciativa que se pode repetir mais vezes segundo o próprio prelado.

A Banda Paroquial de São Lourenço nasceu em 1973, pela mão do Pe. Martinho, tem os seus estatutos aprovados pela Igreja.