A Igreja celebra no dia do Sagrado Coração de Jesus, 7 de junho, o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, dia em que na nossa diocese é celebrado o dia do clero.
Os últimos dados estatísticos da Santa Sé, referentes ao ano de 2021, informam que existe no mundo 407.872 sacerdotes.
Segundo os dados divulgados por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude, sobre a realidade portuguesa, ao longo das duas últimas décadas tem-se verificado uma quebra no número de sacerdotes em Portugal. Entre 2000 e 2021, o número de sacerdotes diocesanos diminuiu de 3159 para 2389 (770 sacerdotes a menos, o que significa uma redução de 24,4%). O clero religioso também baixou em Portugal passando de 1078 para 878 (uma perda de 200 sacerdotes, o equivalente a uma quebra de quase 20%).
Em relação aos últimos dados disponíveis sobre a Diocese do Funchal, verificou-se que entre 2014 e 2023, o número de sacerdotes diocesanos passou de 81 para 62 (uma diminuição de 19, ou seja, 23,5%).
Nesta quinta-feira, o Papa Francisco, falando para o Dicastério para o Clero referiu que, “um dos grandes desafios para o Povo de Deus é o facto de que, em cada vez mais regiões do mundo, as vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada estão em acentuado declínio e, em alguns países, estão quase a desaparecer”.
Diante desta realidade, o Papa convidou à esperança: “Não podemos resignar-nos ao facto de que para muitos jovens a hipótese de uma oferta radical de vida tenha desaparecido do horizonte. Pelo contrário, devemos refletir juntos e permanecer atentos aos sinais do Espírito”.
Aquilo que Francisco disse ao Dicastério para o Clero no final do seu discurso deve também interpelar cada batizado, “Trabalhai sempre para que o povo de Deus tenha pastores segundo o coração de Cristo e cresça na alegria do discipulado”.