Mensagem do Papa para o V Congresso Eucarístico Nacional

Iniciativa decorre em Braga, de 31 de maio a 2 de junho, com a presença do cardeal Tolentino Mendonça como enviado especial de Francisco

Foto: Agência Ecclesia

O Papa enviou uma mensagem para o V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), em Portugal, desejando que seja um “passo em frente na vida da Igreja”.

“Quero cumprimentá-los e animá-los a unir forças, para que este Congresso Eucarístico seja uma continuidade da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, um passo em frente na vida da Igreja, de todo Portugal, de cada diocese, de cada paróquia, de cada comunidade”, refere Francisco, num vídeo divulgado hoje pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Todos estamos envolvidos no Congresso Eucarístico. Sigam em frente, não tenham medo”, acrescenta, apontando ao V CEN, que decorre em Braga, de 31 de maio a 2 de junho.

A mensagem conclui-se com uma bênção.

Segundo nota da organização, enviada à Agência ECCLESIA, estão inscritas no Congresso 1380 pessoas, com representação de todas as dioceses de Portugal.

V CEN vai contar, ainda, com a presença de 4 cardeais e 30 bispos, esperando-se que a Eucaristia de encerramento no Santuário do Sameiro seja participada por “um elevado número de pessoas”.

O Papa Francisco nomeou, a 6 de abril deste ano, o cardeal português, José Tolentino de Mendonça, como “enviado especial” ao encontro.

A carta de nomeação, publicada esta manhã pelo Vaticano, sublinha a importância de viver “o espírito da caridade” e promover o “dom da unidade”, neste encontro, para ajudar a humanidade.

O programa de três dias do V Congresso Eucarístico Nacional começa com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre ‘Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade’.

Na tarde do dia 31 de maio realiza-se um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos: Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

A segunda conferência do primeiro dia de trabalhos começa às 17h00 e será proferida pela irmã Luísa Almendra, com o tema ‘Reconheceram-n’O ao partir o Pão’ (Lc 24, 35).

A organização do V CEN, em colaboração com a Federação das Associações de Dadores de Sangue-Portugal (FAS) agendou uma sessão de colheita de sangue para esta sexta-feira, no Fórum Braga.

O segundo dia do congresso começa com a conferência ‘Alimentar a Esperança’, pelo padre Carlos Carneiro; a partir das 15h00 realizam-se sete workshops sobre os temas da “Hospitalidade, Jovens (JMJ e Eucaristia), Família, Pobres, Ecologia, Espiritualidade eucarística e Confrarias do Santíssimo Sacramento”.

No domingo, 2 de junho, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro, onde decorre a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional.

OC