Num pequeno, mas simpático, vídeo o Papa Francisco saúda os avós e netos Portugueses.
No referido vídeo, em que gravou com uma mensagem especial para os avós de Portugueses, o Papa diz “pensar em tantos avós que vivem em Portugal e nos jovens”, e vinca que esses jovens “têm de se aproximar dos avós para receber sabedoria e os avós dos netos para não perderem a juventude”.
Tal como o Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família já havia divulgado o tema para o próximo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado em 26 de julho deste ano, foi extraído do livro dos Salmos, na passagem em que está escrito “Na velhice não me abandones” (cf. Sl 71,9).
Segundo nota do Dicastério, a escolha do Papa Francisco tem como objetivo “destacar como a solidão é, infelizmente, a amarga companheira na vida de muitos idosos, que muitas vezes são vítimas da cultura do descarte”. No ano de preparação para o Jubileu 2025, que o Pontífice decidiu dedicar à oração, o tema reflete a súplica de um ancião que retraça a sua história de amizade com Deus.
Esta data foi instituída pelo Papa Francisco em 2021 e, neste ano, terá sua quarta edição. Ela é celebrada anualmente no quarto domingo de julho, próximo à festa de Sant’Ana e São Joaquim, comemorada no dia 26.