Lactário recebeu D. Nuno em visita pastoral

Foto: Duarte Gomes

Dando continuidade às visitas pastorais que tem feito a diversas escolas católicas da diocese, o bispo do Funchal esteve na terça-feira, dia 17 de abril, na Escola Maria Eugénia Canavial, mais conhecida por Lactário.

Ali, o prelado ficou a saber que são 667 as crianças que frequentam o estabelecimento de ensino, desde o berçário ao primeiro ciclo. 

Tomou também conhecimento da história do próprio estabelecimento de ensino, que tem vindo a crescer – quem passa à porta não faz ideia do mundo lá dentro – e a adaptar-se às necessidades atuais. 

De resto, em declarações ao Jornal da Madeira, D. Nuno Brás salientou que nestas escolas “ensina-se sobretudo fé e vida, porque estes miúdos crescem uns com os outros, crescem num ambiente sadio, numas boas instalações aqui mesmo no meio do Funchal, mas vão crescendo também com a sabedoria da fé que forma um todo”.

Por essa razão, vincou, “temos de dar muitas graças a Deus por termos, na nossa cidade do Funchal, e um pouco pela ilha toda, muitas instituições como esta que nasceram noutros tempos, mas que souberam adaptar-se de forma a servir os mais pequenos e as famílias, ajudando os pais na educação dos filhos proporcionando-lhes um ambiente saudável, alegre, onde eles possam crescer em todos os sentidos”.

Como é hábito nestas ocasiões, o prelado visitou as salas. Foi conversando com os mais pequenos perguntando e respondendo a perguntas que lhe foram sendo colocadas, ouvindo e ensinando, no fundo trazendo ao de cima a sua faceta de professor, que também exerceu, ainda que de meninos mais crescidos.