“Páscoa é Cristo vivo” é o novo livro do cónego Marcos Gonçalves

Foto: Paróquia da Sé

O cónego Marcos Gonçalves, pároco da Sé, lançou recentemente o seu novo livro “Páscoa é Cristo Vivo”. O livro de 100 páginas percorre as principais celebrações litúrgicas desde a Quarta-feira de cinzas, até à descida do Espírito Santo, ou seja, “das cinzas ao fogo do Pentecostes”.

Este livro nasceu do desejo de “ajudar as pessoas a viver a Páscoa, não apenas como uma data num calendário, que passa e arrumamos e voltamos para a mesma vida, mas perceber que acima de tudo, Páscoa é Cristo Vivo, que está no meio de nós, da nossa comunidade e que podemos fazer a experiência de encontro com Ele”, disse o autor ao Jornal da Madeira.

O cónego Marcos explicou que no final de cada capítulo são apresentadas algumas perguntas para que o leitor possa “parar um pouco”. As perguntas pretendem interpelar a própria vida e refletir sobre a celebração exposta. Depois também é apresentada “uma pequenina oração que ajuda também a contemplar tudo aquilo que foi lido, levar para a vida também a força da oração”.

O livro também inclui os textos da meditação da Via Sacra, propostos durante a Quaresma à comunidade da Sé. 

O último capítulo é “uma proposta de oração para fazer diante do Santíssimo Sacramento, um momento de Adoração”, informou o autor. 

Concluindo, o cónego Marcos referiu que “assim é um manual para ajudar as pessoas a viver, a rezar e a celebrar, compreendendo melhor estas grandes celebrações da Igreja”.

Este livro surge na continuidade do livro anterior sobre o Advento e o Natal, “agora digamos que é a continuação, de através da liturgia da Igreja, mostrar Cristo presente na nossa comunidade”, disse o pároco da Sé. 

O livro pode ser adquirido na Sé do Funchal.