UCP: Abertas as candidaturas para a licenciatura em Direito Canónico

Cartaz

O Instituto Superior de Direito Canónico, com sede no Campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, abriu esta sexta-feira, 15 de março, as candidaturas para um novo triénio de licenciatura em Direito Canónico no ano lectivo 2024/2025.

O diploma conferido pelo Instituto de Direito Canónico, que é uma licenciatura canónica de II grau, oferece aos estudantes, clérigos e leigos, uma formação avançada em ciência canónica, capacitando-os com a metodologia e pensamento crítico necessários quer na prática da investigação, quer no exercício do ensino ou de uma outra qualquer atividade canónica que a Igreja lhes confie.

Os estudos em Direito Canónico destinam-se a todos quantos:

  • Pretendem conhecer melhor o Direito Canónico que rege o dia-a-dia da Igreja Católica;
  • São chamados a exercer um cargo num Tribunal Eclesiástico;
  • Assumem responsabilidades no seio de uma congregação religiosa;
  • Se interessam por questões relativas a liberdade de crença e as relações Igreja/Estado;
  • Tendo formação jurídica civil pretendem complementar a sua formação neste ramo do Direito, para possivelmente serem advogados junto dos Tribunais eclesiásticos.

Podem candidatar-se à licenciatura em Direito Canónico (II Ciclo) todos quantos tiverem completado com aproveitamento as disciplinas do biénio filosófico-teológico (I Ciclo) numa Instituição Teológica de ensino universitário ou Seminário Maior.

Desde a sua fundação, em 2004, o Instituto já formou dezenas de alunos para o serviço da Igreja em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, muitos dos quais hoje servem a Igreja nos mais variados ofícios ligados à justiça canónica: juízes, defensores do Vínculo, chanceleres, vigários judiciais, entre outros.

O Direito Canónico é a ciência que procura estabelecer na Igreja Católica um regime de justiça assente no Direito Divino (natural ou revelado) e no Direito Eclesiástico Positivo (leis e regulamentos), que lhe permita atingir os fins para que foi fundada.

Mais informações sobre a licenciatura em Direito Canónico estão disponíveis em www.isdc.lisboa.ucp.pt