No próximo dia 3 de março, III domingo da Quaresma, realiza-se pelas 16 horas, a Procissão do Senhor dos Passos, entre a igreja do Colégio e a Sé do Funchal.
Será no adro da Catedral que terá lugar o Sermão do Encontro, entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, pelas 16.15 horas.
A procissão terminará com a celebração de uma Eucaristia na Igreja do Colégio, pelas 17 horas, celebração esta que marca também o encerramento da Semana Nacional da Cáritas.
A Procissão Senhor dos Passos foi uma tradição implantada em Portugal pelos Franciscanos no século XVI, sendo uma espécie de repetição do caminho de Jesus, desde o Pretório até ao Calvário.
Trata-se de uma reconstituição das ruas de Jerusalém, uma Via Sacra mais imponente e com forte intensidade dramática, em que o próprio Cristo caminha com os devotos que se mantém hoje como catequese viva e apelo profundo à conversão.
A imagem do Senhor dos Passos, levando a cruz às costas, atravessa as ruas, como outrora percorreu as de Jerusalém. No meio do percurso dá-se o Encontro de Jesus com a sua Mãe, a Nossa Senhora das Dores, um dos momentos emotivos desta procissão, a que este ano se junta o apelo à Paz no mundo.