“Na velhice não me abandones” é o tema do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Foto: Vatican Media

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida informou o tema escolhido pelo Papa Francisco para o próximo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado no dia 28 de julho de 2024.

“Sou profundamente grato ao Santo Padre por ter escolhido como tema do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos o versículo do Salmo 71: ‘Na velhice não me abandones’. É a ‘oração de um ancião’, que nos lembra que a solidão é uma realidade infelizmente difundida, que aflige muitos idosos, muitas vezes vítimas da cultura do descarte e considerados um fardo para a sociedade”, referiu o Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério.

Construir o “nós” eclesial

Neste ano dedicado à oração em preparação do jubileu 2025, o Cardeal Farrel lança o convite “a construirmos, juntos – avós, netos, jovens, idosos, membros da mesma família – o ‘nós’ mais amplo da comunhão eclesial. É precisamente essa familiaridade, enraizada no amor de Deus, que supera toda forma de cultura do descarte e de solidão”.

Promover a cultura do encontro

O Perfeito do Dicastério, considera também que “as famílias e a comunidade eclesial são chamadas a estar na linha de frente da promoção da cultura do encontro, criando espaços de partilha e escuta, oferecendo apoio e afeto: assim se concretiza o amor do Evangelho”.

A proximidade das comunidades aos avós e idosos, manifestam “o amor de Deus, que nunca abandona ninguém”.

“Ao valorizar os dons dos avós e dos idosos e a sua contribuição para a vida da Igreja, a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos visa promover o compromisso de cada comunidade eclesial em construir laços entre as gerações e combater a solidão, cientes de que – como afirma a Escritura – “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18)”, informou o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O Dia Mundial dos Avós foi instituído pelo Papa Francisco em 2021 para ser celebrado no quarto domingo de julho, na proximidade do dia litúrgico de São Joaquim e Santa Ana.