Conferências de São Vicente de Paulo reúnem-se no Funchal

Foto: Sílvio Mendes

No dia 18 de fevereiro, primeiro Domingo da Quaresma, os elementos das Conferências de São Vicente de Paulo da Madeira e Porto Santo vão estar reunidos na Escola da Apel, no Funchal.

O encontro denominado de Dia Vicentino principiará pelas 14h30 com a oração. Às 15 horas terá início a reflexão «Quem é o meu próximo» apresentada pelo Pe. Luís Miguel Lira, pároco da paróquia da Nazaré.

Depois pelas 15h45 haverá informações e às 16h30 principiará a Eucaristia, animada liturgicamente pelo grupo coral da paróquia da Sagrada Família, sendo o ofertório orientado pela Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia da Nazaré.

Este evento é organizado pelo Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo e tem o apoio da Escola da Apel.

A Sociedade de São Vicente de Paulo teve início em França, em em abril de 1833, fundada por António Ozanam, um jovem universitário, juntamente com um grupo de amigos. Constituíram-se como associação privada de fiéis com o objetivo de trabalhar na santificação pessoal dos seus membros, praticando a caridade cristã junto dos pobres e de todos os marginalizados, e promovendo a justiça e a reconciliação social.

A primeira Conferência Vicentina fundada Portugal foi no ano de 1859, na igreja de S. Luís, em Lisboa.

A segunda Conferência Vicentina em Portugal foi fundada na paróquia de São Pedro, Funchal.