Escritora Irene Lucília participa em evento promovido pelo Grupo de Amigos do Teatro

D.R.

No dia 9 de fevereiro, pelas 10 horas, a escritora madeirense Irene Lucília vai realizar uma conferência na Quinta Magnólia – Centro Cultural, integrada no evento “Literatura e Sociedade: A obra de Irene Lucília (O pé dentro d’água)”, organizado pelo Grupo de Amigos do Teatro (GATO).

Para além da conferência inicial com Irene Lucília, o evento terá um painel subordinado ao tema Ilha e Identidade e outro sobre Literatura madeirense.

Entretanto, no Teatro Baltazar Dias, entre os dias 1 e 10 de fevereiro, estará o espetáculo teatral “Da Irene, com Amor!”.

A iniciativa tem o apoio da Direção Regional da Cultura da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Irene Lucília Andrade licenciou-se em Pintura pela ESBAL, em 1968. Nasceu no Funchal, Ilha da Madeira, onde vive. Foi professora de Artes Visuais.  Tem participado em diversas coletivas de Pintura, mas encontrou na  escrita  a  sua   forma  privilegiada  de expressão. Data de 1968 o aparecimento do primeiro livro Hora Imóvel que foi prémio de Manuscritos de Poesia do SNI. Desde então as suas publicações diversificam-se por poesia, romance  e  crónica : Livros individuais e  participação  em coletâneas de narrativa  e poesia, salientando-se as do “Movimento Ilha” e algumas  bilingues (francês e italiano )  O conteúdo  da revista  Margem 2, nº26 –CMF, com organização de Leonor Martins Coelho, é-lhe inteiramente dedicado. A sua obra está digitalizada no volume n.º 1  da Biblioteca  do Centro  de  Estudos  de  História do Atlântico  que  inicia  assim  a  Colecção Digital  de  Autores Insulares, temática coordenada por Ana Maria Kauppila e Graça Alves. Textos para o público infantil, (canções e semanário A CANOA); participação em conferências, jornais, revistas e livros pedagógicos fazem parte da sua produção, nalguns casos associada a suportes musicais.

Para mais informações consultar a página do Grupo de Amigos do Teatro. https://www.grupodeamigosdoteatro.com/brevemente