Valle de la Pascua: Papa nomeia filho de camacheiro para Bispo da Diocese 

D.R.

O Papa Francisco nomeou o sacerdote luso-venezuelano Ricardo Barreto como novo Bispo da Diocese de Valle de la Pascua.

Monsenhor Barreto é Bispo Auxiliar de Caracas desde 17 de setembro de 2019, quando iniciou suas funções como Reitor do Seminário Santa Rosa de Lima da Arquidiocese de Caracas. Obteve a sua Consagração Episcopal a 23 de novembro de 2019, no Tempo de São João Bosco em Altamira, sob as mãos do Cardeal Baltazar Porras.

Ricardo Aldo Barreto Cairo nasceu na Cidade do Panamá a 7 de julho de 1968. Aos 5 anos de idade chegou com os seus pais à Venezuela. Obteve a nacionalidade venezuelana em 1985, aos 17 anos. É filho de José Ernesto Barreto de Freitas, um emigrante português da freguesia da Camacha.

Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de La Guaira, obteve a Licenciatura em Teologia na Universidade Católica de Santa Rosa de Caracas e a Licenciatura em Teologia Moral na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. É também licenciado em Educação Especial pelo Instituto Universitário Pedagógico Monseñor Arias (IUSMA) de Caracas.

Foi ordenado diácono a 1 de fevereiro de 1998 e depois sacerdote a 15 de agosto de 2001, ambos por imposição do Bispo de La Guaira, Francisco de Guruceaga. Durante a sua carreira pastoral, Monsenhor Barreto teve experiências paroquiais na Igreja de Nuestra Señora de La Candelaria em Tarmas como administrador paroquial e na Igreja de Nuestra Señora de Las Mercedes localizada em Junko como pároco durante o período 2008-2012, zona que acolhe uma importante comunidade portuguesa maioritariamente de origem madeirense.