O Caniçal foi a última das paróquias a receber, este ano, a visita de D. Nuno Brás para ministrar o Sacramento da Confirmação. A deslocação aconteceu no passado sábado, dia 2 de dezembro, sendo o prelado aguardado por 34 jovens.
No inicio da celebração, o prelado fez questão de lembrar que este dia era importante por duas razões em concreto. A primeira a celebração do crisma e a segunda o início “do tempo do Advento, o tempo de preparação para o Natal”.
Uma preparação que vai ser muito especial para esta comunidade já que, no próximo dia 17, “o Diogo vai ser ordenado Diácono, num momento que é importante para ele e para a sua família e amigos, mas também para esta comunidade e para toda a Diocese do Funchal”.
Já na homilia, o bispo diocesano voltou a contar aos jovens a história dos sapos que nascem, crescem e morrem num poço, todos felizes e contentes, mas sem conhecer que há outra realidade fora do poço.
Assim somos nós muitas vezes, em especial quando decidimos viver felizes e contentes, mas sem Deus.
Sem ponderar a possibilidade de deixar que Deus nos abra os olhos do coração, de nos mostrar que existe “alguma outra realidade que não esta”.
As leituras deste dia, explicou, “convidavam-nos a ter uma outra atitude, a viver de outra forma”. A não sermos sapos. A perceber que podemos e devemos confiar em Deus para tudo e que não devemos negligenciar a oração, pois é ela que nos faz desejar as coisas do Céu, nos faz desejar viver com Deus ao nosso lado, todos os dias.
Num momento de silêncio, o D. Nuno Brás disse aos jovens que pedissem ao Senhor que “não os deixasse viver como sapos”, porque “queremos ser obra das suas mãos” e pedir que “Ele nos continue a criar, a amar e a moldar, não como nós queremos mas como Ele quer”.
Para além de apresentar o grupo, coube ao Pe. Élio Freitas Gomes agradecer a todos quantos contribuíram para que este dia fosse uma realidade e ao bispo diocesano pela sua disponibilidade para voltar a esta comunidade que tem sempre muito gosto em receber o seu pastor.













