Sé do Funchal: Placa de bronze assinala prémio da Comissão Europeia pelo restauro dos Tetos Mudéjares

Presidente do GR afirma que reabilitação do património é para continuar

Teve lugar no dia 20 de novembro a cerimónia de descerramento da placa de bronze, atribuída pela Comissão Europeia e Europa Nostra, nos Prémio Europeus do Património Cultura/Prémios Europa Nostra 2023, à recuperação dos Tetos Mudéjares da Catedral do Funchal, na categoria Conservação e Adaptação a novos usos.

Na oportunidade, o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, afirmou que o prémio é um “convite a termos esperança”.

No meio destes tempos de incerteza, de guerra, o prelado disse crer que “seja a obra realizada por D. Manuel criada há 500 anos, seja a obra realizada hoje com o restauro desta nossa catedral, são bem o sinal e um convite a termos esperança”

“No meio de todas estas guerras que invadem o mundo, no meio de todas estas incertezas, este é um sinal de esperança no nosso modo europeu de ser, de viver, que queremos oferecer aos outros”, concluiu. 

Já o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, afirmou que os trabalhos de restauro e de reabilitação do património edificado são para continuar. 

“Concluímos agora a reabilitação do Convento de Santa Clara, acho que é uma obra magnifica e exemplar de restauro. Estamos a avançar já na Capela de São Paulo e acho que é muito importante concluirmos, penso que no próximo ano, a requalificação e reabilitação da Quinta do Monte, que também está intimamente e de forma intrínseca ligada à nossa história”.

O governante disse ainda que no próximo quadro, ou neste quadro comunitário de apoio, vão “avançar com a requalificação total do recolhimento do Bom Jesus, que é também um prédio que marca e faz parte da história da nossa cidade e da RAM”. 

Na ocasião, agradeceu todo o trabalho realizado no restauro dos tetos mudéjares. “Um trabalho exaustivo, complexo e multidisciplinar”, mas, ao mesmo tempo, “um trabalho exemplar, justamente reconhecido por este prémio europeu”.