Bispos da UE apelam à Europa que ofereça uma visão renovada de justiça e paz

Deixam ainda um alerta para «polarização» e «dinâmica perigosa» entre «grandes potências» que faz recordar «momentos mais negros da humanidade».

Foto: COMECE

Os bispos da União Europeia, reunidos em Bruxelas para a Assembleia Plenária do Outono de 2023 da COMECE, adotaram uma declaração final sobre a paz no contexto da grave deterioração da segurança internacional.

Nessa declaração os bispos, entre os quais D. Nuno Brás delegado da Conferência Episcopal Portuguesa, manifestam a sua profunda preocupação pela grave deterioração da segurança e da paz internacionais. 

“ O mundo parece estar a regredir para uma dinâmica perigosa, reminiscente de algumas das horas mais sombrias da humanidade que deveriam permanecer nos livros de história ” – lê-se na dita declaração.

Com particular atenção à guerra da Rússia contra a Ucrânia, à dor do povo arménio no Cáucaso e ao sofrimento dos civis em Israel e na Palestina, os Bispos da União Europeia estão também preocupados com as repercussões de tal polarização internacional e instabilidades regionais para as sociedades europeias, “despertando medos, enfraquecendo o diálogo e ameaçando a coesão social” .

Os Bispos condenam veementemente todas as formas e expressões de anti-semitismo, radicalização e xenofobia, muitas vezes […] resultando em extremismo violento e terrorismo” , que têm vindo a ganhar terreno em vários países europeus.

Neste contexto atual e tendo em vista as Eleições “Europeias de 2024, a Assembleia da COMECE apela aos líderes da União, bem como aos cidadãos europeus, que trabalhem no sentido de “uma Europa que utilize plenamente o seu potencial para resolver conflitos e acender lâmpadas de esperança, agindo como uma força unida, confiável e integradora, valorizando os princípios democráticos e o Estado de direito, dentro e fora das suas fronteiras”.

A COMECE incentiva igualmente os representantes políticos europeus e nacionais a desempenharem um papel activo na formação e oferta ao continente e ao mundo de uma visão renovada para a estabilidade, a justiça e a paz.  “Embora não ceda a uma lógica de guerra, a União Europeia deve abrir novos processos de diálogo e desenvolver uma diplomacia de paz coerente [e] mostrar liderança na reconstrução de uma arquitectura global de paz enraizada no multilateralismo eficaz e no respeito pelo direito internacional.” 

De referir que esta declaração foi elaborada após uma profunda troca de ideias entre representantes de alto nível da EU, nomeadamente de Othmar Karas e Pedro Silva Pereira, Vice-Presidentes do Parlamento Europeu e da Igreja.

Este diálogo ofereceu aos Bispos da UE não só a oportunidade de discutir as crises em curso, mas também de reflectir sobre os desafios socioeconómicos e democráticos tendo em vista as eleições de 2024. 

A próxima Assembleia Plenária da COMECE terá lugar na Polónia, de 17 a 19 de abril de 2024.

Foto: COMMECE