De 5 a 12 de novembro, a Igreja em Portugal realiza a Semana de Oração pelos Seminários. O tema escolhido é retirado do Evangelho de Lucas: “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens” (Lc 5, 10b).
O Papa Francisco, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, disse: “Queremos sonhar a Igreja Portuguesa como um ‘porto seguro’ para quem enfrenta as travessias, os naufrágios e as tempestades da vida” (02.08.2023).
A tarefa missionária de lançar as redes do Evangelho, deve ser realizada “sem apontar, sem acusar ninguém, mas levando às pessoas do nosso tempo uma proposta de vida, a de Jesus: levar o acolhimento do Evangelho, convidar para a festa uma sociedade multicultural; levar a proximidade do Pai às situações de precariedade, de pobreza, que crescem sobretudo entre os jovens; levar o amor de Cristo onde é frágil a família e se encontram feridas as relações; transmitir a alegria do Espírito onde reinam o desânimo e o fatalismo”, apontou o Papa.
Os seminários são comunidades de escuta aos apelos de Deus pela oração e discernimento espiritual, de crescimento humano pelo estudo e vida comunitária, de aprofundamento da fé e do amor, pelo contato com as realidades pastorais.
Ao longo desta semana, rezemos pelos seminaristas, particularmente os sete da Diocese do Funchal, para que “amadureçam em humanidade, compaixão e serviço” e para que “os cristãos conheçam e amem os Seminários e deles cuidem”.