“É essencial que nós catequistas estejamos atualizados”

Catequistas participaram nas Jornadas Nacionais em Fátima

Um grupo de 100 catequistas da Diocese do Funchal participou nas Jornadas Nacionais de Catequistas em Fátima, nos dias 21 e 22 de outubro. O encontro abordou o tema: “Olhar o novo itinerário. Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé”. 

O Jornal da Madeira recebeu o testemunho de algumas catequistas participantes nessas jornadas que sublinharam a importância do evento. 

Sónia Martins (paróquia do Coração de Jesus), fala de uma mudança de paradigma em que é preciso “deixar o modelo escolar e passar a um modelo catecumenal”, e também “valorizar a dimensão celebrativa da Igreja”.

Para Sandra Andrade (paróquia de S. Cecília) “com as constantes mudanças socias e culturais, é essencial que nós catequistas estejamos atualizados privilegiando uma formação contínua, sistemática e gradual”. Neste sentido, as jornadas “permitiram um enriquecimento das metodologias, assim como um aprofundamento de conhecimentos e um olhar mais atento para o novo itinerário de iniciação cristã”. 

A catequista Isabel Ribeiro (paróquia do Imaculado Coração de Maria) realçou  o local das jornadas, o Santuário de Fátima, “favorável à oração e contemplação”.  

 Segundo a catequista Maria José Melim (paróquia dos Maroços) as jornadas foram muito enriquecedoras mas na sua opinião, “chega pouca informação às paróquias”, acrescentando que “ainda há muito a fazer”, principalmente “falta o tal trabalho de rede nas comunidades”.

Pedras Vivas 05 de novembro de 2023 (A4)

Pedras Vivas 05 de novembro de 2023 (A3)