Um grupo de 100 catequistas da Diocese do Funchal participou nas Jornadas Nacionais de Catequistas em Fátima, nos dias 21 e 22 de outubro. O encontro abordou o tema: “Olhar o novo itinerário. Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé”.
O Jornal da Madeira recebeu o testemunho de algumas catequistas participantes nessas jornadas que sublinharam a importância do evento.
Sónia Martins (paróquia do Coração de Jesus), fala de uma mudança de paradigma em que é preciso “deixar o modelo escolar e passar a um modelo catecumenal”, e também “valorizar a dimensão celebrativa da Igreja”.
Para Sandra Andrade (paróquia de S. Cecília) “com as constantes mudanças socias e culturais, é essencial que nós catequistas estejamos atualizados privilegiando uma formação contínua, sistemática e gradual”. Neste sentido, as jornadas “permitiram um enriquecimento das metodologias, assim como um aprofundamento de conhecimentos e um olhar mais atento para o novo itinerário de iniciação cristã”.
A catequista Isabel Ribeiro (paróquia do Imaculado Coração de Maria) realçou o local das jornadas, o Santuário de Fátima, “favorável à oração e contemplação”.
Segundo a catequista Maria José Melim (paróquia dos Maroços) as jornadas foram muito enriquecedoras mas na sua opinião, “chega pouca informação às paróquias”, acrescentando que “ainda há muito a fazer”, principalmente “falta o tal trabalho de rede nas comunidades”.