Vigário Geral convoca para a apresentação do Programa Pastoral no próximo dia 28

Cartaz

À semelhança de anos anteriores o Cónego Fiel de Sousa, Vigário Geral da Diocese do Funchal “convida os Sacerdotes, Religiosos, e Religiosas, Institutos de vida Consagrada e Apostólica, Secretariados Diocesanos, Movimentos, Obras Laicais e todo Povo de Deus para a Apresentação- reflexão do Programa Pastoral e também do calendário Diocesano 2023/24”.

Esta reunião terá lugar no próximo dia 28 de outubro, sábado, no Convento de Santa Clara e será presidida por D. Nuno Brás.

Esta assembleia, explica ainda o Cónego Fiel, na sua convocatória, “tem como objetivo criar sintonia entre as Paróquias, Comunidades de Vida Consagrada, Secretariados, Movimentos e Obras Laicais no decurso do próximo ano Pastoral e ajudá-las, no respeito das suas especificidades, a integrar as linhas gerais do Projeto da Diocese nas suas atividades, a partir do tema do plano pastoral para este ano 2023/2024: Jubileu 2025: Peregrinos de Esperança. “Sede sempre alegres. Orai sem cessar” 1Ts 5,16.

No Plano Pastoral D. Nuno Brás afirma: “Como preparação para o jubileu de 2025, o Papa Francisco pede-nos que dediquemos este próximo ano de 2023-2024 à vivência e aprendizagem da oração: não se trata apenas de rezar pelo sucesso do Jubileu mas de, como outrora os discípulos, entrar na escola de oração em que Jesus é o Mestre. Trata-se de aprender a rezar melhor e a fazer da oração uma força que pode transformar o mundo”.

O programa para este dia é o seguinte: 

09h45 – Acolhimento
10h00 – Oração da Manhã e abertura dos trabalhos

10h15 – Apresentação do Plano Pastoral e Calendário da Diocese do Funchal 2023/2024 por D. Nuno Brás.
– Apresentação de alguns aspetos mais relevantes dos programas pastorais do ano de 2023-24 dos Secretariados e Movimentos e outros.

11h00 – Intervalo

11h30 – Mesa redonda: Diferentes formas de rezar em Igreja
– Oração em família. Equipas de Nossa Senhora (Casal Neves Martins)
– Oração nas comunidades de vida Contemplativa (Irma Maria da Cruz)
– A peregrinação como forma de oração (Nélio Teles)
– A oração na vida de um Sacerdote (Pe. João Gonçalves)
– Rezar no meio da multidão. Experiência da J.M.J. (Francisco Dionísio)

13h00 – Encerramento