A Irmã Teresa Gomes, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias é diretora, há 19 anos, da Escola de Sant’Ana – Externato, em Machico.
Esta seria apenas mais uma escola, não fora o facto de a mesma ter sido fundada pela mesma mulher que fundou a congregação: a Irmã Mary Jane Wilson. Foi isso que nos levou até à escola, neste tempo em que decorre o Jubileu dos 150 anos da conversão da Irmã Wilson.
O primeiro estabelecimento funcionou no Solar de São Cristóvão, desde 1904. Aquando da Revolução Republicana de 5 de outubro de 1910, as irmãs foram obrigadas a encer-rar a escola. Machico teve de aguardar 20 anos para que as irmãs voltassem.
Em 1925 é adquirida a quinta de Sant’Ana, no sítio da Terça. Dois anos mais tarde a escola retoma o seu funcionamento. Ali, ministrava-se o ensino primário e a catequese, havendo ainda um pequeno internato para meninas.
Os alunos foram aparecendo e em cada ano o seu número aumentava. O mesmo continua a acontecer nos dias de hoje (a escola tem 135 alunos), com famílias inteiras – avós, pais e filhos – a iniciarem ali a sua formação.
“A escola tem futuro, a congregação tem futuro precisamente porque foi fundada por vontade Divina apesar de todas as dificuldades que a Irmã Wilson encontrou”, disse a Irmã Teresa Gomes. L.G.