No dia 7 de outubro, celebrou-se uma Eucaristia de Ação de Graças pelo ministério do Cónego José Fiel de Sousa, que nesse dia completou 40 anos de sacerdócio e 10 anos como reitor da Igreja do Colégio.
Organizada por um grupo de leigos, esta celebração foi presidida pelo próprio Cónego Fiel e concelebrada pelo Cónego Agostinho Rafael Carvalho, e pelos Padres Fernando Soares e Abraão Marcos.
Logo no início, uma representante do grupo deu conta de que esta Eucaristia, celebrada em dia de Nossa Senhora do Rosário, pretendia “agradecer a sua doação diária, manifestada em gestos permanentes de fé, abnegação, amor à Igreja e ao povo de Deus a si confiado”.
Na sua homilia, o Cónego Fiel começou por referir que as leituras deste dia não podiam ser mais apropriadas para o momento. No Evangelho, recordou, dizia-se «Fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça» (Jo.15, 16). E foi esta a frase escolhida pelo Cónego Fiel para conduzir a sua vida se bem que, por receio, tenha omitido a parte que diz «deis fruto e o vosso fruto permaneça».
Como sacerdote sempre teve presente que “foi Deus que o escolheu”, e constantemente Lhe agradece por isso, bem como a todos aqueles que o ajudaram na sua decisão, aos que custearam a sua vida no seminário e aos muitos que o têm acompanhado ao longo destes seus 40 anos.
“Quero agradecer ao Senhor por me ter escolhido, pelo percurso que me proporcionou e sobretudo a todas aquelas pessoas que me acompanharam nesta caminhada, às paróquias por onde passei e onde exerci o meu ministério, apesar das dificuldades que sempre procuramos ultrapassar”, vincou o Cónego Fiel, para logo acrescentar que, modéstias à parte, a sua vida até acabou por, com a ajuda de Deus, dar os tais frutos, que “sempre ofereço ao Senhor em cada dia que celebro a Eucaristia, os frutos do vosso amor, da vossa amizade, do vosso sofrimento”.
Agradeceu também a “proteção de Maria, que sempre senti na minha vida, Ela que foi sempre a minha Mãe, Aquela que me ajudou”, ao longo desta caminhada.
Finalmente, desejou que o Senhor continue a dar-lhe a possibilidade de dar frutos em seu nome”, porque a missão do padre é precisamente essa de “recolher das situações que acontecem na vida das pessoas e encaminhá-las para o Senhor” e ser a uma pedrinha da grande pedra angular, que sustenta a Igreja e neste caso o seu sacerdócio. E garantiu ainda que, mais do que as suas funções, está o seu coração e estão todos no seu coração, que tem procurado “acolher e integrar a todos”.
A terminar de referir que a comunidade eclesial da Igreja do Colégio Ofereceu ao Cónego Fiel de Sousa uma Casula Mariana, usada por este durante a celebração.